Os veículos elétricos têm ganhado cada vez mais espaço com os usuários. Uma prova disto é que, no primeiro semestre de 2020, os modelos movidos a energia elétrica representaram 8% das vendas na Europa. Esse número representa o triplo da participação no mercado se comparado com o mesmo período do ano anterior, segundo a ONG Transporte e Meio Ambiente (T&E).

A análise ainda aponta que, apesar de a pandemia de coronavírus tenha feito as vendas gerais de veículos despencar, o mesmo não aconteceu com os modelos elétricos, com crescimento em comercialização e participação no mercado. As vendas ainda devem dobrar neste ano, chegando a um milhão de unidades.

publicidade

Segundo a T&E, o aumento das vendas no continente se deve também aos padrões mais rígidos de emissões imposto pela União Europeia. As medidas entraram em vigor neste ano, além de alguns países, como Alemanha e França, ofereceram incentivos para compras de veículos elétricos. Com isso, é esperado que a participação desses modelos no mercado chegue a 10% ainda em 2020.

Reprodução

publicidade

Veículos elétricos aumentam a participação no mercado europeu. Foto: Smile Fight/Shutterstock

A European Automobile Manufacturers’ Association (Acea) afirmou também que as vendas de carros elétricos foram impulsionadas por esquemas de apoio para promover a recuperação econômica dos países por conta da pandemia de Covid-19. Por conta disso, a associação acredita que a tendência pode não ser algo de longo prazo.

publicidade

“É difícil fazer qualquer previsão sobre mudanças futuras de longo prazo no comportamento do consumidor a partir de tal crescimento ‘artificial’ impulsionado por subsídios”, destacou a Acea.

Novas baterias podem ter recarga instantânea em veículos elétricos

Pesquisadores na China desenvolveram uma nova formulação para baterias que poderá permitir a construção de carros elétricos que poderão ser recarregados muito mais rapidamente que os modelos atuais. Tão rápido quando o tempo necessário para encher o tanque de um veículo a combustão.

publicidade

O segredo está no uso de um material chamado “fósforo negro”, que tem propriedades similares ao grafite. Quando átomos de grafite são interligados em uma camada com apenas um átomo de espessura, temos grafeno. Se o grafite for substituído pelo fósforo negro, temos um material chamado “fosforeno”.

Via: Reuters