Google Play Música é desativado em todo o mundo

Google começou a descontinuar o Google Play Música em outubro, e agora a página do produto redireciona internautas para assinatura do YouTube Music
Por Rafael Arbulu, editado por Daniel Junqueira 04/12/2020 14h01, atualizada em 20/07/2022 13h11
google play music
Imagem: Castleski/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google Play Música está oficialmente “morto” para todos os usuários do serviço, no mundo inteiro. O Google começou a descontinuar sua plataforma de música atrelada ao Android em outubro deste ano, finalizando o processo na data de hoje (4).

Agora, se você entrar na página do Google Play Música (seja pela URL “music.google.com” ou qualquer outro ponto de acesso), será exibido um aviso de que o serviço não está mais disponível, junto de uma opção para transferir seu conteúdo para o YouTube Music.

Google Play Music
Página do Google Play Música mostra que serviço não está mais disponível, recomendando a transição para o YouTube Music (Imagem: Olhar Digital/Reprodução)

Uma segunda alternativa, também exibida na página, permite que você gerencie sua biblioteca de músicas do antigo serviço, fazendo o download de todos os dados via Google Takeout. Vale ressaltar, porém, que essa opção tem um prazo de “em breve”. Nessa área, você também pode excluir sua lista de recomendações e sua biblioteca de música. O Google não especificou, porém, até quando os “backups” poderão ser feitos.

google play music
Opções de controle na página do Google Play Música permitem que você baixe seus dados antes que o Google os exclua ao final deste mês (Imagem: Olhar Digital/Reprodução)

Google Play Music: aquele que nunca foi?

O fim do Google Play Música começou em meados de maio deste ano, quando o Google lançou uma ferramenta que portava seus conteúdos da plataforma para o YouTube Music. Com esse mecanismo de transferência, você conseguia migrar todo o conteúdo de upload, listas de reprodução e recomendações algorítmicas.

Avançando o ano para outubro, o Google promoveu o desligamento das funções primárias da plataforma. Desde então, o serviço não permitia mais a compra de novas músicas e álbuns e, no mesmo mês, alto-falantes inteligentes e assistentes digitais deixaram de reconhecer a plataforma.

youtube music
O YouTube Music já era a principal plataforma de streaming do Google para competir com Spotify e similares, mas a morte do Google Play Música oficializa a preferência pelo serviço (Imagem: Olhar Digital/Reprodução)

Com o desligamento do Google Play Música, a empresa de Mountain View quer levar toda a atenção para o YouTube Music: entre a plataforma antiga e a atual, uma série de novos recursos está disponível, porém a competição é forte, já que o YouTube concorre diretamente com ninguém menos que Spotify, Apple Music, Deezer e Amazon Music. Todos estes serviços trazem mais usuários que o YouTube Music, que chegou meio tarde à festa do streaming musical.

Você assina o YouTube Music? Como é a sua experiência com a plataforma do Google? Prefere ela às outras opções? Conte para nós nos comentários abaixo!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.