EnglishPortugueseSpanish

Nas próximas semanas, usuários de Android terão acesso a cinco novos recursos que prometem ajudar em diversas áreas do smartphone. O Google revelou que vai aprimorar a navegação pelo Maps, as maneiras de combinar emojis do Gboard, o Voice Access, os audiolivros do Google Play e o compartilhamento de arquivos pelo Nearby Share. Além disso, vale destacar que o Android Auto será disponibilizado em mais 36 países.

Começando pelo Google Maps, o aplicativo de mapas vai receber uma guia chamada ‘Go’, em que os usuários poderão navegar diretamente para seus lugares favoritos sem a necessidade de inserir um endereço. Para isso, trajetos como escola ou trabalho devem ser inseridos previamente dentro do aplicativo. A partir disso, o tráfego em tempo real, as interrupções e todas as direções serão mostradas.

publicidade
Rotas poderão ser salvas para se ter acesso rápido. Foto: Google/Reprodução

Também é possível marcar uma rota de transporte público para acompanhar os horários de partidas e chegadas – além de quaisquer atrasos possíveis. De acordo com a empresa, a novidade chega aos dispositivos Android e iOS “nas próximas semanas”.

Em relação aos emojis, os usuários terão à disposição mais opções de “mistura” dos personagens. Atualmente, o Gboard conta com algumas centenas de combinações exclusivas. A ideia do Google é expandir isso para mais de 14 mil.

Usuários terão à disposição novas combinações de emojis. Imagem: Google/Reprodução

Será possível selecionar dois emojis para ver as combinações sugeridas. Caso os selecionados sejam iguais, outras variações serão mostradas. A funcionalidade já está disponível para o Gboard beta, mas finalmente deve chegar para a versão estável do teclado da empresa.

O Google também fez algumas mudanças em seus audiolivros da Play Store, isso pode fazer com que mais conteúdo seja disponibilizado na plataforma. Isso porque a empresa ofereceu às editoras dos Estados Unidos e Reino Unido uma nova ferramenta narradora que é gerada automaticamente, que pode ser usada para criar versões em áudio de livros que atualmente não possuem essa variante. A novidade está em fase de testes e deve chegar para todas as editoras no começo de 2021.

O controle do dispositivo por voz também foi aprimorado. Agora, todos os dispositivos rodando Android 6.0 ou superior, com ajuda do aprendizado de máquina, terão novas formas de usar a fala para controlar elementos da interface de usuário, como os ícones de aplicativos.

Navegação por voz será aprimorada. Imagem: Google/Reprodução

O Nearby Share também receberá um upgrade e passará a permitir que usuários façam o compartilhamento direto de aplicativos da Play Store com outros aparelhos Android que estejam próximos. Os apps serão enviados usando qualquer método que os dois telefones considerem mais rápido: Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou Wi-Fi ponto a ponto.

Por fim, como já citado, o Google está expandindo o Android Auto para mais 36 países. Com isso, os aplicativos e serviços da empresa poderão ser executados em painéis de carros compatíveis por qualquer usuário que execute o Android 10 ou superior. Ao contrário das alterações citadas que devem aparecer para os utilizadores nas próximas semanas, a expansão dos recursos acontecerá nos próximos meses.

Via: The Verge