EnglishPortugueseSpanish

O Google Play Música está oficialmente “morto” para todos os usuários do serviço, no mundo inteiro. O Google começou a descontinuar sua plataforma de música atrelada ao Android em outubro deste ano, finalizando o processo na data de hoje (4).

Agora, se você entrar na página do Google Play Música (seja pela URL “music.google.com” ou qualquer outro ponto de acesso), será exibido um aviso de que o serviço não está mais disponível, junto de uma opção para transferir seu conteúdo para o YouTube Music.

publicidade
Google Play Music
Página do Google Play Música mostra que serviço não está mais disponível, recomendando a transição para o YouTube Music (Imagem: Olhar Digital/Reprodução)

Uma segunda alternativa, também exibida na página, permite que você gerencie sua biblioteca de músicas do antigo serviço, fazendo o download de todos os dados via Google Takeout. Vale ressaltar, porém, que essa opção tem um prazo de “em breve”. Nessa área, você também pode excluir sua lista de recomendações e sua biblioteca de música. O Google não especificou, porém, até quando os “backups” poderão ser feitos.

google play music
Opções de controle na página do Google Play Música permitem que você baixe seus dados antes que o Google os exclua ao final deste mês (Imagem: Olhar Digital/Reprodução)

Google Play Music: aquele que nunca foi?

O fim do Google Play Música começou em meados de maio deste ano, quando o Google lançou uma ferramenta que portava seus conteúdos da plataforma para o YouTube Music. Com esse mecanismo de transferência, você conseguia migrar todo o conteúdo de upload, listas de reprodução e recomendações algorítmicas.

Avançando o ano para outubro, o Google promoveu o desligamento das funções primárias da plataforma. Desde então, o serviço não permitia mais a compra de novas músicas e álbuns e, no mesmo mês, alto-falantes inteligentes e assistentes digitais deixaram de reconhecer a plataforma.

youtube music
O YouTube Music já era a principal plataforma de streaming do Google para competir com Spotify e similares, mas a morte do Google Play Música oficializa a preferência pelo serviço (Imagem: Olhar Digital/Reprodução)

Com o desligamento do Google Play Música, a empresa de Mountain View quer levar toda a atenção para o YouTube Music: entre a plataforma antiga e a atual, uma série de novos recursos está disponível, porém a competição é forte, já que o YouTube concorre diretamente com ninguém menos que Spotify, Apple Music, Deezer e Amazon Music. Todos estes serviços trazem mais usuários que o YouTube Music, que chegou meio tarde à festa do streaming musical.

Você assina o YouTube Music? Como é a sua experiência com a plataforma do Google? Prefere ela às outras opções? Conte para nós nos comentários abaixo!


Experimente o Disney+. Clique aqui e Assine agora!