A Honda, fabricante japonesa de automóveis, desenvolveu um pequeno robô que auxilia crianças a atravessar a rua. Chamado de ‘Ropot’, o aparelho fica preso na alça da mochila e também possui um rastreador e um detector de veículos. O objetivo é aumentar a segurança de crianças no caminho até a escola.

De tamanho semelhante a uma GoPro, o aparelho tem em sua interface um painel de LED com “dois olhos” para ser mais amigável às crianças. Ele conta com um rastreador GPS para o responsável acompanhar em tempo real o percurso de uma criança por um aplicativo de smartphone.

publicidade

O Ropot também pode ser configurado para vibrar sempre que um ponto de atravessar pré-estabelecido for alcançado. Assim, a criança lembra-se que deve olhar para os dois lados antes de atravessar. Além disso, o aparelho conta com um detector de veículos. Sempre que um automóvel se aproximar por trás, por exemplo, o Ropot vibra e solicita uma confirmação de segurança.

https://www.youtube.com/watch?v=LcPl_A88jEs&feature=emb_title&ab_channel=%E6%9C%AC%E7%94%B0%E6%8A%80%E7%A0%94%E5%B7%A5%E6%A5%AD%E6%A0%AA%E5%BC%8F%E4%BC%9A%E7%A4%BE%28Honda%29

“Diabo de sete anos”

No Japão, é comum jovens a partir dos sete anos de idade irem sozinhos para as escolas, em seu primeiro ano do ensino fundamental. A expressão “diabo de sete anos” é associada justamente a essa fase mais perigosa na vida delas, onde estão aprendendo a ser independentes e viver no mundo exterior.

publicidade

Estudos apontam que crianças têm apenas cerca de dois terços do campo de visão dos adultos e ainda estão aprendendo as noções de espaço. Somando isso ao excesso de confiança comum entre as crianças e sua baixa estatura, o perigo de um atropelamento aumenta significativamente.

Pensando na segurança de seus filhos e de outros milhares de meninos e meninas que andam pelas ruas do Japão, o engenheiro Daisuke Kiryu, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda, idealizou o projeto.

publicidade

Kiryu, porém, é responsável pela área de abafadores automotivos, então, o engenheiro recorreu a colegas de outras áreas para auxiliá-lo no desenvolvimento do sistema e sensores, na interface e experiência do usuário, no design, bem como no planejamento, coordenação e testes.

Ropot ao lado de seu primeiro protótipo; agora com aparência mais amigável para crianças. Créditos: Honda/Reprodução

“Eu queria ser como um companheiro que as crianças gostariam de usar em uma célula terrestre. (O Ropot) Era apenas uma caixa branca com um risco no meio. A partir daí, o designer Wakata trabalhou duro, e agora o Robot tornou-se um design fofo como um pequeno animal de estimação. Conseguimos fazer o tamanho compacto”, afirmou Kiryu.

publicidade

Ainda em fase de desenvolvimento, o Ropot ficará restrito ao mercado japonês. Não há previsão do início das vendas nem de seu preço.

Fonte: TheDrive