EnglishPortugueseSpanish

Nesta segunda-feira (21), aconteceu uma grande conjunção de dois planetas do nosso sistema solar: Júpiter e Saturno. Apesar de estarem a milhões de quilômetros de distância um do outro, a ilusão de ótica do evento fez parecer que estavam muito próximos, fazendo com que um verdadeiro espetáculo pudesse ser visto.

Astrônomos afirmam que a última conjunção conhecida dos dois planetas foi em 1623. No entanto, na época, eles apareceram próximos ao Sol, o que dificultou a visualização do fenômeno.

publicidade

Antes disso, em 1226, outra conjunção entre Júpiter e Saturno aconteceu. Apesar de ser possível visualizar com mais facilidade, o evento aconteceu em uma época em que os telescópios não tinham sido inventados.

Agora, é muito mais fácil ver essas conjunções. Isso graças às tecnologias existentes. No entanto, mesmo assim, algumas pessoas não conseguiram flagrar o momento. O próximo deve ocorrer apenas em 2400 – provavelmente nenhum de nós estará vivo para testemunhar.

Por esse motivo, separamos algumas das fotos mais deslumbrantes compartilhadas no Twitter e Instagram. Confira.

View this post on Instagram

A post shared by Amr Abdulwahab (@amr_abdulwahab)

publicidade

Raridade do fenômeno

O evento, também conhecido como “Estrela do Natal”, é “extremamente raro”, segundo o Nahum Arav, astrônomo da Virginia Tech. Nesta ocasião, os dois planetas estavam tão próximos quanto estiveram em 1623, última vez que a conjunção apresentou a mesma característica.

Este evento raro é especial por causa de quão brilhantes os planetas estavam e quão próximos eles ficaram um do outro no céu. Ainda de acordo com o astrônomo, a formação admitida pelos planetas também fez com que as estrelas ao redor ficassem mais brilhantes. Desta forma, foi possível acompanhar o evento a olho nu, com um telescópio amador ou até com um binóculo.

Arav ainda disse que, em seu ponto mais próximo, algumas pessoas precisaram de binóculos para separá-los. Isso devivo à sua proximidade na hora do acontecimento.

Via: TechTimes