EnglishPortugueseSpanish

No começo de 2020, a Nasa revelou ao mundo que descobriu o primeiro planeta que possui duas estrelas. Batizada de TOI 1338, a descoberta foi feita a partir de observações do Transition Exoplanet Survey Satellite (Tess). O que mais chama a atenção aqui é que o exoplaneta apresenta uma coloração rosada, o que fez fãs do grupo coreano BTS a relacioná-lo aos ídolos de k-pop.

Na época, apesar de impressionante, a descoberta não chamou muito a atenção da internet. No entanto, graças a três imagens compartilhadas recentemente, a história foi alterada. Isso porque, ao olhar a cor do planeta, os fãs da banda coreana BTS apontaram semelhanças entre o exoplaneta e a capa do álbum ‘BTS World’.

No Twitter, alguns deles brincam que isso não é apenas coincidência, e que estão fazendo as malas para deixar a Terra rumo ao “planeta BTS”. Outros parecem levar a coisa um pouco mais a sério, compartilhando capturas de tela tentando provar “quem encontrou o planeta primeiro”. Confira algumas postagens sobre o assunto.

Obviamente, tudo não passa de uma brincadeira. Nos últimos anos, a Nasa provou que é uma das pioneiras em encontrar novos planetas e identificar outros elementos presentes no universo. De qualquer forma, a semelhança é bastante curiosa.

Planeta rosa

Em um comunicado publicado no site oficial da Nasa na época da descoberta, Wolf Cukier, cientista do Goddard Space Flight – um dos envolvidos no projeto -, comenta que, à primeira vista, achou que o TOI 1338 era apenas um eclipse estelar. No entanto, foi descoberto mais tarde que tratava-se de um planeta.

A descoberta está a 1.300 anos-luz de distância, na constelação de Pictor, e é o primeiro exoplaneta que orbita duas estrelas ao mesmo tempo. Além disso, ambas orbitam uma a outra a cada 15 dias. O estranho planeta é 6,9 vezes maior que a Terra. Isso significa que tem aproximadamente o mesmo tamanho de Saturno e Netuno