Google, Apple e Twitter elogiam novas medidas políticas dos EUA

CEOs como Sundar Pichai (Google) e Tim Cook (Apple), elogiaram as propostas do presidente Biden para reformar o sistema de imigração dos EUA
Renato Mota21/01/2021 13h01, atualizada em 21/01/2021 14h09
shutterstock_1069919405
John Gress Media Inc/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Executivos das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos foram às redes sociais para elogiar as novas medidas políticas tomadas pelo presidente norte-americano Joe Biden já no seu primeiro dia de mandato. O democrata assinou 17 ordens executivas que legislaram sobre temas como combate à Covid-19, meio ambiente e imigração.

“Aplaudimos a ação rápida do @POTUS no alívio da Covid, no Acordo do Clima de Paris e na reforma da imigração”, afirmou o CEO do Google, Sundar Pichai (ele mesmo um imigrante, nascido na Índia). “O Google apoiou ações nessas questões importantes e estamos ansiosos para trabalhar com o novo governo para ajudar os Estados Unidos a se recuperar da pandemia e expandir nossa economia”, escreveu o executivo, em uma publicação no Twitter.

Na sua gestão, o ex-presidente Donald Trump assinou um decreto suspendendo uma série de programas de vistos, incluindo o H-1B, direcionado para trabalho. Empresas de tecnologia normalmente usam esses vistos para recrutar funcionários talentosos do exterior, o que fez com que companhias como Apple e Google condenassem a mudança na política de imigração.

As propostas do novo presidente podem abrir caminho para uma liberação mais fácil de vistos de trabalho para estrangeiros. Entre as ações de Biden, estão a retirada as proibições de entrada de viajantes vindos de países de maioria muçulmana e um novo projeto de lei que proporcionaria a 11 milhões de imigrantes sem documentos um caminho para a residência permanente nos EUA.  

“Saudamos o compromisso do presidente Biden em buscar uma reforma abrangente da imigração que reflita os valores americanos de justiça, equidade e dignidade. Este esforço fortalecerá as comunidades americanas e os caminhos para oportunidades que este país há muito promove ”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, em comunicado.

Joe Biden tomou posse nesta quarta-feira (20) como o 46º Presidente dos Estados Unidos. Imagem: Adam Schultz / Biden for President

“Nas próximas semanas e meses, os líderes empresariais esperam trabalhar com o governo, bem como democratas e republicanos no Congresso, para obter soluções bipartidárias, práticas e abrangentes para consertar nosso sistema de imigração quebrado”, completou o executivo.

“Estamos gratos que o presidente Biden e o vice-presidente Harris estão cumprindo seu compromisso de enviar um projeto de lei ao Congresso para consertar nosso sistema de imigração”, comentou o Todd Schulte, presidente da FWD.us, uma organização de defesa da imigração fundada em 2013 pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.

O decreto também foi celebrado pela conta oficial do Twitter na rede. “A Ordem Executiva DACA assinada esta noite traz esperança para os #Dreamers. A diversidade torna os EUA, nossa empresa e nosso mundo melhores”.

Via: The Verge

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital