Nos últimos dias, usuários do WhatsApp de países como Estados Unidos e Reino Unido têm notado que o aplicativo está usando os próprios stories para reforçar que está comprometido com a privacidade. Anteriormente, o mensageiro do Facebook também havia utilizado a mesma estratégia para tentar frear a migração de usuários para outros apps.

Os stories, que no WhatsApp são chamados de Status, carregam informações sobre como o WhatsApp lida com as ferramentas de privacidade. O aplicativo tem sofrido com a migração de usuários para plataformas como Telegram e Signal após anunciar novas medidas de compartilhamento de dados com o próprio Facebook.

stories do whatsapp reforçam a segurança do app
Usuários da Índia também relatam que WhatsApp tem adotado a mesma estratégia no país. Imagem: The Verge/Reprodução

Inicialmente divulgada para entrar em vigor em 8 de fevereiro, a plataforma adiou a implementação de novas mudanças até 15 de maio.

A “culpa” é da desinformação?

Ao The Verge, um porta-voz do WhatsApp comentou que a desinformação pode ter atrapalhado a mudança. “Houve muita desinformação e confusão em torno da nossa atualização recente e queremos ajudar a todos a entender os fatos por trás de como o WhatsApp protege a privacidade e a segurança das pessoas”, disse.

publicidade

Segundo a empresa, as atualizações serão publicadas neste espaço “para que as pessoas ouçam diretamente do WhatsApp”. “Nossa primeira atualização reafirma que o WhatsApp não pode ver suas mensagens pessoais, e nem o Facebook, porque elas são protegidas por criptografia de ponta a ponta“, afirmou o porta-voz.

Em uma das mensagens, o WhatsApp reafirma seu compromisso com a privacidade. Em outra, relata a mesma fala do porta-voz sobre a criptografia. Com a “novidade”, o WhatsApp visa falar diretamente com os seus próprios usuários sobre as mudanças. Em parte, apenas os bate-papos com contas empresariais terão uma mudança impactante.

O que preocupa os usuários, entretanto, são os problemas em garantir a privacidade de seus usuários enfrentados pelo Facebook nos últimos anos. O caso da Cambridge Analytica é um dos que escancarou essa realidade.

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!