Beta do iOS 14.5 permite trocar aplicativo de música usado pela Siri

Até agora, a Siri só lançava o Apple Music como plataforma musical, e você era forçado a trocar por outras opções manualmente
Por Rafael Arbulu, editado por Daniel Junqueira 08/02/2021 15h39, atualizada em 08/02/2021 15h52
Siri
Imagem: Apple/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O beta do iOS 14.5 já está em testes para algumas pessoas e uma novidade interessante se faz presente na nova versão do sistema operacional do iPhone. Agora é possível trocar o serviço padrão de streaming de música por meio da assistente virtual Siri.

Até então, caso você quisesse usar comandos de voz para reproduzir suas músicas, a Siri obrigatoriamente lançaria o app próprio da Apple – o Apple Music – e qualquer troca ou execução em aplicação diferente deveria ser feita manualmente. Comandos da Siri para outras plataformas até funcionavam, desde que você especificasse exatamente o nome dela. Por exemplo: “Siri, toque ‘Barões da Pisadinha’ no Spotify“.

ios 14.5: Siri agora troca serviço de streaming de músicas manualmente
Siri agora consegue trocar o aplicativo padrão para streaming de músicas, oferecendo maior liberdade ao usuário do iPhone. Imagem: Wachiwit/Shutterstock

A troca é relativamente simples. No iOS 14.5, a Siri vai perguntar qual o serviço de sua preferência. Depois, ela pedirá pelo acesso aos dados pertinentes ao aplicativo que você escolher e começará a tocar. A partir daí, aquele serviço será sua plataforma padrão.

A mudança, embora pequena, é uma continuidade de algo que a Apple vem praticando desde setembro de 2020. Na ocasião, a empresa de Cupertino passou a permitir trocar os serviços padrão de e-mail e navegação de internet (antes, o Mail e o Safari eram obrigatórios). Ao se abrir para serviços terceirizados, a Apple pode até conseguir um pouco de leniência nas recentes acusações e processos antitruste que vem recebendo.

O iOS 14.5 está disponível desde a última semana e traz também a capacidade de destravar seu iPhone por meio do Apple Watch. Ainda não há, porém, uma data específica para que o sistema saia do beta e sua versão estável fique disponível para todos os usuários.

Fonte: Macrumors

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.