Anote aí na sua agenda: na próxima quinta-feira (18), às 17h55 (horário de Brasília), a missão Mars 2020, que está levando o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity para Marte, fará seu pouso na cratera Jazero, no Planeta Vermelho. A Nasa transmite tudo, a partir das 16h15 em seu site oficial e no YouTube.

A agência espacial ainda fará outras três transmissões simultâneas: uma em espanhol, uma visão 360 graus da sala de controle nos EUA e um stream só com as imagens, sem áudio, para quem quiser retransmitir com seus próprios comentários. Lembrando que todas as imagens vêm com um atraso, já que o sinal de rádio leva sete minutos para vir de Marte para cá.

publicidade
O círculo branco próximo ao centro desta imagem de Marte representa o local onde o Perseverance Rover da NASA deve pousar em 18 de fevereiro de 2021.
O círculo branco próximo ao centro desta imagem representa o local onde o Perseverance deve pousar no próximo dia 18. Imagem: ESA/DLR/FU-Berlin/Nasa/JPL-Caltech

O Perseverance, lançado em 30 de julho do ano passado, buscará por sinais de vida microbiana antiga no Planeta Vermelho. Para isso, coletará amostras cuidadosamente selecionadas de rochas e regolitos (rochas quebradas e poeira) que viajarão à Terra no futuro, em outra missão.

O rover ainda caracterizará a geologia e o clima de Marte, abrindo caminho para a exploração humana além da Lua. Este é o quinto rover da Nasa no planeta, e (se tudo der certo) o nono pouso da agência no Planeta Vermelho. Perseverance ainda leva consigo o Ingenuity Mars Helicopter, que tentará o primeiro voo motorizado e controlado em outro planeta.

publicidade

“7 minutos de terror”.

O procedimento de pouso dura sete minutos, nos quais a espaçonave diminui sua velocidade de cerca de 19.500 km/h no topo da atmosfera marciana para cerca de 3 km/h para o toque no solo. No início da entrada o rover Perseverance será protegido por um escudo térmico com 4,5 metros de diâmetro, que terá de suportar temperaturas de mais de 1.000°C.

Quatro minutos após o início da manobra, a uma altitude de cerca de 11 km, um paraquedas supersônico com 21 metros de diâmetro se abre para reduzir ainda mais a velocidade. Cerca de 20 segundos depois, o escudo térmico é ejetado para que câmeras e radares na parte de baixo do rover possam ter uma boa visão do solo. O paraquedas continua aberto até uma altura de cerca de 2 km, quando se separa.

publicidade

A penúltima etapa consiste no uso de retrofoguetes montados na plataforma para desacelerar ainda mais o veículo. A técnica é similar à usada pela SpaceX, que aciona os motores de seu foguete Falcon 9 para reduzir a velocidade antes do pouso.

Quando a plataforma chega a uma altitude de 20 metros em relação ao solo, ocorre a última etapa: ela paira no ar, e usa cabos para descer o rover suavemente até o solo. Assim que ele pousa os cabos são cortados, a plataforma voa para longe e o Perseverance estará seguro no Planeta Vermelho.

publicidade

Via: Nasa