No ano passado, o TikTok tornou-se um dos aplicativos mais populares. Para tentar repetir o feito, a ByteDance, empresa dona do app de vídeos curtos, lançou o Resso: um streaming de músicas que tem como principal objetivo promover a interação entre os usuários.  

O aplicativo chegou à Índia em março de 2020 e, desde então, começou a se popularizar – sendo lançado no Brasil em agosto. Com o intuito de facilitar a forma como os fãs de música se conectem, se expressam e se envolvem com a música, o Resso permite adicionar comentários às faixas favoritas, acessar recomendações personalizadas e acompanhar a letra do que está tocando simultaneamente.  

Para o Resso, a ByteDance fechou parceria com grandes gravadoras globais, como Sony Music Entertainment, Warner Music Group, Merlin and Beggars Group, T-Series, Saregama, Zee Music, YRF Music, Times Music, Tips, Venus e Shemaroo. Além de produtoras regionais, como a Speed Records, Anand Audio, Lahiri Music, Divo, Muzik 247. O objetivo desses acordos é o de oferecer uma ampla gama de músicas aos seus ouvintes. 

A iniciativa parece ter dado resultado. No mundo todo, entre 1º e 30 de agosto do ano passado, o serviço foi instalado 3,6 milhões de vezes, contra 2,2 milhões de vezes durante o mesmo período do mês anterior.  

publicidade

Ao contrário do TikTok, o Resso segue um modelo semelhante ao que é adotado atualmente por alguns de seus concorrentes. Há uma versão gratuita, mas que limita o número de faixas que os usuários podem pular e apresenta anúncios.  

A versão paga, que custa R$ 16,90 por mês, não possui qualquer interrupção durante a reprodução das faixas, conta com download ilimitado e músicas completas. Para quem quiser experimentar o serviço, que está disponível para Android e iOS, há um mês grátis.  

Estratégia da Resso no Brasil  

Quem já utiliza o TikTok no Brasil deve ter se deparado com algum anúncio do Resso entre os vídeos. No entanto, a empresa adotou uma outra estratégia para tentar se popularizar ainda mais por aqui.  

Em parceria com a Philco, a Resso contratou Mari Mats, DJ e artista plástica, para personalizar algumas caixas de som da marca. Além disso, alguns artistas brasileiros, como Johnny Hooker e Bivolt, receberam kits com fones de ouvido e itens exclusivos para divulgar o streaming. 

Quer saber como usar o serviço? Confira nosso tutorial completo.