A McLaren revelou seu primeiro supercarro High-Performance Hybrid (HPH) de produção em série: o Artura possui motor a gasolina V6 de 3,0 litros e dois elétricos com potências combinadas de 680 CV. O modelo será lançado com quatro especificações e preços a partir de 185,5 mil libras (R$ 1,3 milhão em conversão direta).

O veículo é o primeiro da montadora a ser construído na nova McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA), otimizada para motores híbridos. O corpo leve de alumínio e fibra de carbono torna o Artura o mais leve em sua classe, com peso total  de apenas 1.498 kg.

McLaren Artura. Imagem: McLaren Atomotive/Divulgação
McLaren Artura. Imagem: McLaren Atomotive/Divulgação

O supercarro da McLaren vai de 0 a 100 km/h em três segundos, a 200km/h em 8,3 segundos e a 300km/h em 21,5 segundos. O Artura também promete eficiência energética: a bateria de 7,4 kWh suporta uma autonomia 30 km. A bateria é resfriada usando trilhos de resfriamento montados em um piso de fibra de carbono estrutural. O conjunto é aparafusado na base traseira do monocoque, para garantir a proteção contra impactos.

O Artura é projetado com capacidade Full Plug-in Hybrid (PHEV) e pode ser carregado a um nível de carga de 80% em 2,5 horas com um cabo EVSE padrão. As baterias também podem coletar energia do motor de combustão durante a condução.

publicidade
McLaren Artura. Imagem: McLaren Atomotive/Divulgação
McLaren Artura. Imagem: McLaren Atomotive/Divulgação

O modelo ainda virá com todos os recursos de segurança mais recentes, como aviso de saída de faixa, farol alto, controle de cruzeiro adaptável e reconhecimento de sinalização rodoviária. O McLaren Artura ainda conta com Apple CarPlay e Android Auto, bancos elétricos, elevador de nariz e até portas de fechamento suave.

Todos esses recursos poderão ser controlados no volante e no novo sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 8 polegadas – que também faz espelhamento de smartphone A arquitetura elétrica permite atualizações Over-The-Air (OTA) e rastreamento integrado de veículos roubados.