EnglishPortugueseSpanish

Na terça-feira (16), a Apple lançou a segunda versão beta para desenvolvedores do iOS 14.5, iPadOS 14.5, tvOS 14.5 e do watchOS 7.2. Ainda que o lançamento final das atualizações não tenham data divulgada, uma série de novidades deverão aparecer no iPhone e outros dispositivos da Apple nas próximas semanas.

Algumas das novidades que devem chegar com o iOS 14.5 já foram adiantadas no início de fevereiro com a primeira versão beta da atualização. Uma delas, focada no uso do Face ID com máscaras, permite desbloquear o iPhone utilizando um Apple Watch. Em outro caso, a Apple passará a permitir que o usuário escolha qual será o app de música padrão para a Siri.

publicidade

A seguir, confira algumas das principais novidades que acabam de chegar no novo beta do iOS.

Beta apresenta novos emojis

om novo beta do iOS 14.5, Apple inclui novos emojis com uma boa variedade
Com novo beta do iOS 14.5, Apple inclui novos emojis com uma boa variedade. Imagem: Emojipedia/Reprodução

Como parte da nova atualização, o iOS 14.5 inclui 217 novos emojis. Eles promovem inclusão e fazem parte da nova atualização do Unicode Consortium. Essa quantidade inclui 200 emoijis com novas variações de tons de pele entre eles, sendo boa parte voltada para emojis de casais. Outra mudança, promovendo os AirPods Max, substitui o emoji de fones de ouvido padrão pelos novos da própria Apple.

Outra mudança nos emojis substitui o modelo de seringa. Até então, o emoji traz gotas de sangue, algo que foi alterado para representar a vacinação contra a Covid-19. Assim, ao remover o sangue, o emoji tende a fazer referência ao momento atual da sociedade.

Compartilhar letras em redes sociais

Outra novidade, descoberta pelo jornalista Federico Viticci, revela que usuários do sistema poderão compartilhar letras do Apple Music no Instagram ou via iMessage. Segundo ele, basta tocar e pressionar sobre a letra para abrir o menu de compartilhamento. Também é possível compartilhar múltiplas linhas de uma letra, que aparentemente tem uma quantidade máxima de cinco.

Novos atalhos do iOS 14.5

A nova atualização do iOS também traz novos atalhos. Eles permitem automatizar as capturas de tela, definir a orientação de tela e optar pelo modo de voz e dados utilizando o aplicativo Atalhos. Assim, sempre que o usuário abrir um aplicativo ou um vídeo, poderá automatizar tanto a captura de tela, quanto deixar a orientação na horizontal ou vertical, por exemplo.

O segundo beta do iOS 14.5 também traz novos gestos de navegação para o aplicativo do Apple Music. Eles permitem adicionar novas músicas à fila de reprodução, por exemplo.

A Apple também corrigiu bugs e problemas de funcionamento: usuários alegam que um problema que fazia com que a tela de alguns modelos ficasse verde não está mais presente.

Como de costume, versões beta tendem a trazer bugs que podem implicar no uso direto dos dispositivos. Assim, o recomendado é sempre esperar por versões finais das atualizações antes de experimentar as novidades.

Fonte: Apple, Emojipedia, 9to5Mac