Apesar de ser uma série de “tiro curto”, que se encerra com o nono episódio, ‘WandaVision’ não teve pressa alguma para apresentar alguns dos pontos principais do enredo. A S.W.O.R.D. e o mundo fora do sitcom criado pela Feiticeira Escarlate só apareceram no terceiro episódio. A esperada participação de Evan Peters como Pietro/Mercúrio só acontece no quinto, e agora, no sétimo, sabemos quem está por trás da trama toda.

A revelação marca um ponto de virada na série, e é um tremendo spoiler para quem não viu o episódio liberado pela Disney+ nesta sexta-feira (19). Por isso, a explicação de quem é essa “nova” personagem e qual sua importância no universo Marvel estarão abaixo da foto da Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) vestida de vidente sokoviana para o Halloween. Leia por sua conta e risco.

A Feiticeira Escarlate/Wanda Maximoff em seu traje clássico dos quadrinhos. Imagem: Marvel Studios/Divulgação
A Feiticeira Escarlate/Wanda Maximoff em seu traje clássico dos quadrinhos. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Desde o primeiro episódio de ‘WandaVision’, boa parte do público já desconfiava que havia algo de errado com Agnes (Kathryn Hahn), a vizinha atrapalhada de Wanda e Visão. Finalmente, em ‘Derrubando a Quarta Parede’, descobrimos que ela é, na verdade, a bruxa Agatha Harkness, e vem manipulando a todos, inclusive Wanda. Mas a não ser que você seja uma pessoa muito versada nos quadrinhos da Marvel, provavelmente pensou: Agatha quem?

Agatha Harkness apareceu pela primeira vez em ‘Fantastic Four’ número 94, publicada em janeiro de 1970. Criação de Stan Lee e Jack Kirby, ela foi apresentada inicialmente como a governanta de Franklin Richards, filho mais novo de Reed Richars/Sr. Fantástico e Sue Storm/Mulher Invisível.

publicidade

Rapidamente, porém, ela é desmascarada como uma das bruxas que sobreviveu aos julgamentos em Salem, em 1693. Ela ajuda o Quarteto Fantástico a derrotar o Quarteto Terrível (na época, formado por Mago, Homem-Areia, Ardiloso e Medusa, que sairia do grupo para formar os Inumanos) e chega até a derrotar o Ultron em ‘Fantastic Four’ número 150.

Primeira aparição de Agatha Harkness, em ‘Fantastic Four’. Imagem: Marvel Comics/Reprodução

Embora sua origem esteja ligada ao Quarteto Fantástico, Harkness é uma personagem mais proeminente nas histórias da Feiticeira Escarlate, Wanda Maximoff. Em várias edições, a bruxa ajuda Wanda a controlar seus poderes e, em uma história em que Agatha é morta, Wanda canaliza a energia de uma cidade inteira que foi dizimada para engravidar de Visão.

Mais tarde, Agatha reaparece e alerta a Feiticeira Escarlate que seus filhos, Tommy e William, eram na verdade fragmentos da alma de Mefisto. A bruxa então apaga a memória de Wanda quando o demônio da Marvel reabsorve os gêmeos. Como na série, Visão está morto nesse ponto nos quadrinhos.

A confirmação da presença de Agatha Harkness não só abre portas para a chegada do Quarteto Fantástico ao MCU, como reforça as teorias de que Mefisto pode ser o grande vilão da Fase 4 da Marvel Studios. ‘WandaVision’ abre esse novo capítulo, que segue com ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’ e ‘Homem-Aranha 3’, que deverão explorar mais ainda o multiverso da Marvel.

Via: Newsweek/Marvel Database