Nesta quarta-feira (24), a Motorola lança no Brasil o celular gamer Lenovo Legion Phone Duel por R$ 7.199. Ele faz parte de uma linha focada nos jogadores e teve seu anúncio oficial em julho de 2020. O dispositivo traz fortes especificações, é compatível com redes 5G e traz um curioso sistema de câmera frontal pop-up na horizontal.

O lançamento é o primeiro celular gamer da marca a desembarcar no Brasil. Como diferencial, a Lenovo explica que o dispositivo foi projetado para oferecer conveniência exatamente quando está na horizontal. Dessa forma alguns pontos, como uma segunda entrada para o carregador, foram adicionados ao dispositivo.

O Lenovo Legion Phone Duel traz o chipset Snapdragon 865 Plus, anunciado pela Qualcomm também em julho do ano passado. Apesar do chipset de ponta mais recente da empresa ser o Snapdragon 888, a Motorola acredita que há potência suficiente no aparelho para satisfazer os jogadores.

Celular gamer da Lenovo, Legion Phone Duel aceita dois cartões SIM de operadora. Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital

Em conversa com a imprensa, Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola, disse que ele foi desenvolvido para que o usuário “não se preocupe com travamentos no jogo”. Sobre o lançamento do produto com um chipset do último ano, é enfático ao citar que “todo o desenvolvimento e implementação, trabalho e estrutura montada, foi pensada e desenvolvida sobre o Snapdragon 865 Plus. E a cada novo processador, se a gente tentasse seguir o processo, podia atrasar o lançamento”.

Nos últimos dias, o Olhar Digital vem testando o celular gamer da Lenovo e, nos próximos dias, publicaremos nossa análise completa sobre ele. Até então, não notamos nenhum tipo de travamento ou problema de compatibilidade com jogos, tampouco com o desempenho geral do celular em atividades casuais.

Recursos para jogadores

O Legion Phone Duel traz características específicas que prometem melhorar a experiência dos jogadores. Elas incluem dois “gatilhos hápticos” na lateral direita que funcionam como gatilhos de controles tradicionais, só que com pressão. Ele também conta com um recurso que permite adaptar os controles para não precisar tocar na tela enquanto joga. É o caso, por exemplo, de jogos de corrida.

Celular gamer da Lenovo traz recursos que permitem adaptar os controles em determinados jogos. Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital

Essa função faz parte da “detecção de movimento 3D”. O celular usa sensores de movimento para controlar alguns títulos, que também podem usar os gatilhos para personalizar a experiência. Nessa mesma ferramenta, é possível ajustar o brilho da tela e volume do som, verificar a taxa de atualização e com quantos FPS (frames por segundo) o game está rodando, ativar o modo “Rampage” de overclocking, ativar o modo streaming e outros.

O modo streaming, como o nome já supõe, permite ao usuário jogar e transmitir suas partidas e a imagem da câmera frontal no YouTube ou Twitch. O sensor possui 20 MP e fica escondido em um mecanismo pop-up na lateral esquerda do dispositivo.

Outro ponto de destaque é a tela. Ela possui 6,65 polegadas de tamanho, resolução Full HD+, sensor de impressões digitais sob o display e taxa de atualização de até 144 Hz. É possível optar, também, pelos modos de 120 Hz, 90 Hz e 60 Hz. Ele possui saída de som dupla na parte frontal com volume significativo e promete tornar os games mais imersivos.

Para suportar um hardware pensado em jogos, foi adotada uma estrutura com duas baterias de 2.500 mAh, que totalizam 5.000 mAh. Ele também possui duas entradas USB-C de 45 watts (cada): uma na parte inferior, outra na lateral esquerda.

Lenovo Legion Phone Duel estará disponível nas cores Vengeance Red e Blazing Blue. Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital

A Motorola explica que as duas entradas podem ser usadas em conjunto, totalizando 90W de potência. Segundo Mashuchette, dessa forma, o celular pode ser carregado em 30 minutos. Sobre a entrada USB na lateral, ele explica que isso ajuda na ergonomia enquanto o usuário joga e carrega o celular ao mesmo tempo.

Hardware potente

Na ficha técnica do celular, ainda temos 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento interno e Android 10. A Motorola garante atualização para o Android 11, além de dois anos de atualizações de segurança com uma janela (a partir do lançamento) de dois meses entre elas. Para aguentar jogatinas mais longas, o celular ainda conta com refrigeração interna dupla.

Nos últimos dias, jogando títulos mais pesados como “Genshin Impact” e até jogos por streaming com a versão de testes do xCloud para o Brasil, o celular esquentou naturalmente, mas nada incômodo.

O hardware do Lenovo Legion Phone Duel ainda traz quatro microfones com redução de ruído e dois motores de vibração. O design dele é bem robusto e pesado, o que também ajuda na ergonomia. Na traseira, encontramos linhas que reforçam a estética gamer – com destaque para a logo da marca Legion, que possui um LED.

As câmeras também ficam localizadas na parte central do celular. A principal possui 64 MP e a secundária 16 MP. O Lenovo Legion Phone Duel está disponível para compra a partir de hoje.

Especificações técnicas do Lenovo Legion Phone Duel

  • Tela: 6,65″ AMOLED Full HD+ (2340 x 1080p, 19,5:9) com taxa de atualização de até 144 Hz
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 865 Plus octa-core (3,09 GHz)
  • GPU: Adreno 650
  • RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB, sem entrada para cartão microSD
  • Sistema Operacional: Android 10
  • Bateria: 5.000 mAh no total (duas baterias de 2.500 mAh), com carregamento rápido de 90W (o carregador traz 45W de potência)
  • Câmeras: 64 MP (f/1.9, 80º) + 16 MP (f/2.2, 120º) + 20 MP (f/2.2, 80º) na frontal; possui zoom óptico de 2x e pode gravar em 4K com 30fps
  • Conectividade: 5G (N78), Wi-Fi 802.11 ax, Bluetooth 5.0, NFC
  • Dimensões e peso: 169,2 x 78,5 x 9,9 mm, e 239 gramas

Confira ofertas e novidades da linha Motorola, clicando aqui.