EnglishPortugueseSpanish

O Clubhouse, rede social de conversas por voz que conquistou os usuários do iOS no começo deste ano, acaba de ganhar um concorrente no Android: o Spaces, lançado pelo Twitter. A funcionalidade, que ainda está em fase beta, começou a ser liberada na terça-feira (2). Por enquanto, os usuários ainda não podem criar suas próprias salas: é preciso usar as oferecidas pela rede social durante o período de testes.

O Spaces está sendo liberado gradualmente para usuários de Android que têm a versão mais atual do Twitter. O recurso está sendo desenvolvido também para o sistema operacional da Apple, mas ainda não há previsão de quando deve ser lançado para usuários do iOS.

Há indícios de que até o Facebook já trabalhe para lançar um Clubhouse próprio. Por enquanto, ainda não há data prevista para o lançamento da ferramenta.

Diferenciais do Spaces

O novo recurso do Twitter funciona de forma similar ao rival. Os usuários entram nos Spaces (o equivalente das salas no Clubhouse) e conversam por meio de mensagens de voz.

Uma grande diferença entre eles, entretanto, é que a ferramenta do Twitter dispensa convites. No Spaces, os usuários podem entrar nas salas por meio de links compartilhados em tuítes ou em mensagens diretas, assim como por meio dos Fleets (equivalente do Stories). Além disso, não há limite para a quantidade de pessoas em uma sala.

Essa foi a forma encontrada pelo Twitter para driblar diversas das polêmicas que envolvem o Clubhouse. Entre elas, estão a venda de convites para entrar nas salas e falhas de segurança.

O Spaces permitirá agendar um horário para a conversa
O novo recurso do Twitter permitirá que os usuários agendem horários para as conversas. Créditos: @c_at_work

Outra grande vantagem do Spaces é a transcrição dos áudios trocados, o que aumenta a inclusão de pessoas com deficiência auditiva nos bate-papos. O Twitter já havia liberado funções de envio de áudio por mensagem direta e também em forma de tuítes (com limite de 140 segundos), mas elas não têm legendas em texto. Acredita-se que a rede social vai remediar essa situação ainda este ano.

Além disso, o Spaces permite que os participantes reajam aos áudios com emojis e até compartilhem notícias relacionadas ao que foi conversado nas salas. Outra funcionalidade que deve compor o novo recurso do Twitter é a possibilidade de agendar um horário para as salas de conversa e compartilhar o convite. Dessa forma, será mais fácil marcar um bate-papo com amigos ou seguidores na plataforma.

Via: Uol Tilt e Gizmodo