rover Perseverance, da Nasa, atingiu um novo nível na exploração de Marte e nos permitiu ouvir pela primeira vez o som de tiros de laser no planeta vermelho. Isso ocorreu após o equipamento realizar uma série de disparos contra rochas marcianas.

O áudio dos tiros foi divulgado em clipe curto publicado na plataforma Soudcloud e postado no Twitter oficial do rover. “Você está ouvindo as primeiras gravações de áudio de ataques de laser em Marte”, dizia o tweet. 

O laser instalado no Perseverance foi batizado como “SuperCam” e tem o objetivo de estudar a composição química de minerais de Marte a uma distância de até seis metros. Com isso, a Nasa pretende auxiliar seus pesquisadores a encontrar sinais microscópicos de seres fossilizados. 

“Ele dispara um feixe de laser pulsado do mastro, ou ‘cabeça’ do rover, para vaporizar pequenas porções de rocha à distância”, diz a descrição oficial do equipamento. Assim “fornecendo informações que serão essenciais para o sucesso da missão”. 

publicidade

Leia também 

Local de pouso do Perseverance homenageia escritora de ficção científica 

Internautas descobrem mensagem secreta no paraquedas do Perseverance 

Perseverance: músico ajudou a projetar microfone para robô da Nasa em Marte 

Ventos de Marte

Além de descobrirmos que o som de tiros de raio laser em Marte não soam igual aos das armas dos Stormtroopers de “Star Wars”, já que o barulho é mais um “tac” do que um “pew”, o microfone do Perseverance já enviou mais algumas gravações interessantes do que se ouve no planeta vermelho.

No fim de fevereiro, o rover enviou a primeira captação de sons de Marte, algo que foi relembrado hoje pelo Twitter oficial da expedição. “As coisas estão parecendo muito boas aqui”, dizia a mensagem que acompanhava um outro link do Soundcloud com sons de ventos marcianos. 

Fonte: Futurism 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!