Shaun Greentree, um ex-jogador de futebol australiano que ficou tetraplégico após uma lesão durante uma partida, está conseguindo voltar a andar aos poucos com o auxílio de um exoesqueleto robótico batizado como EksoNR.

A lesão de Greentree aconteceu em outubro de 2020 após um lance relativamente normal em um jogo de futebol. “Eu tive uma colisão com o jogador adversário, resultando em fraturas nas minhas vértebras C3, C4 e C5”, disse o ex-atleta à TV local 9News.

publicidade

Leia também

No entanto, a recuperação dele vem sendo facilitada graças ao protótipo desenvolvido pela empresa de robótica americana Ekso Bionics. “Eu descobri que isso acelerou o processo de eu ser capaz de recuperar a função de andar”, disse ele.

publicidade

A função do EksoNR na recuperação de pessoas paralisadas após acidentes é a de regular o andar do usuário e tornar seu equilíbrio mais firme enquanto os componentes robóticos elétricos auxiliam na movimentação das pernas.

Isso ajuda os fisioterapeutas a treinarem seus pacientes para se apoiar gradualmente, fornecendo suporte e equilíbrio enquanto eles caminham por vontade própria.

publicidade

Dispositivo fornece dados biométricos

Além de ajudar os fisioterapeutas, o EksoNR também ajuda os neurologistas a avaliarem o desempenho de Greentree em tempo real, sem precisar colocar as mãos no ex-atleta para sentir seu equilíbrio. Ao mesmo tempo, eles também conseguem personalizar o tratamento.

“Podemos fazê-lo trabalhar por mais tempo e com mais empenho durante a terapia”, disse Jason Redhead, fisioterapeuta sênior do Royal Rehab, instituição em que Shaun Greentree faz sua reabilitação.

publicidade

Além de graves lesões vertebrais, como foi o caso do ex-jogador, o EksoNR também poderá auxiliar na recuperação de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) ou no controle dos sintomas de doenças neurológicas, como o mal de Parkinson.

Via: Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!