Facebook admite que pode bloquear notícias no Canadá

Lucas Soares31/03/2021 17h15
Facebook News
Imagem: fyv6561/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O Canadá pode seguir os passos da Austrália e criar uma lei para que empresas como Facebook e Google paguem por notícias de veículos jornalísticos. Agora, a rede social de Mark Zuckerberg já está se adiantando e disse que estuda tomar medidas de, assim como fez na Austrália, banir notícias da plataforma no país.

Ofertas

Esse era um grande receio das gigantes da tecnologia, que já esperavam que a movimentação do governo australiano fosse chegar até outros países. O Primeiro Ministro canadense, Justin Trudeau, disse que estuda criar uma lei desse tipo e que vai pressionar grandes corporações a financiarem o jornalismo.

Leia também!

Até o momento, a proposta de lei ainda não foi para votação, mas um representante do Facebook já se pronunciou no parlamento e disse que a rede social pode deixar de exibir notícias no país caso uma lei desse tipo seja aprovada.

Facebook e o pagamento por notícias

Segundo o executivo, o modelo de pagamento por notícias é inviável financeiramente e incompatível com o modelo de “internet livre e aberta”. De acordo com Kevin Chan, responsável pela rede no país, banir notícias “nunca vai ser algo que queiramos fazer, a não ser que não tenhamos escolha”, disse.

Apesar disso, o Facebook parece disposto a negociar, a empresa anunciou um programa de US$ 8 milhões para financiar pequenos veículos de mídia. No entanto, o valor e o porte da iniciativa parece estar bem longe daquilo que desejam as autoridades canadenses.

Na Austrália, após uma longa batalha, o Facebook acabou cedendo em partes e aceitou pagar por notícias. Em troca, as autoridades cederam e aprovaram uma lei mais branda. No total, links jornalísticos ficaram bloqueados pelo Facebook por cerca de um mês no local.

Inicialmente, a guerra tinha também o Google, que chegou a ameaçar deixar a Austrália (nesse meio tempo até a Microsoft tentou entrar no lugar) mas a gigante acabou fazendo um acordo com os veículos de mídia locais antes e nada disso foi necessário. Os valores da negociação não foram divulgados.

Via Android Central

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.