Mais uma vez o Facebook teve sua segurança quebrada e dados pessoais de 533 milhões de contas ficaram disponíveis na internet. Números de telefone, e-mais, endereços e outras informações ficaram na mão de hackers. Apesar de o estrago já estar feito, é importante saber se sua conta do Facebook está entre as que vazaram.

O site “Have I Been Pwned?” mapeia vulnerabilidades em redes sociais e avisa se suas informações foram vazadas. A plataforma foi atualizada com os dados dessa última leva do Facebook.

Para verificar é fácil, basta acessar o site e digitar todos os endereços de e-mail que você utiliza com a rede social. Tanto seu login quanto qualquer outra conta adicionada na plataforma. Após isso, o site vai te avisar se esses endereços estão entre os vulneráveis.

Depois, caso seja constatado alguma irregularidade, você vai receber, no e-mail que inseriu, uma mensagem orientando que suas senhas sejam trocadas. Pelo site também dá para saber se sua senha vazou em alguma quebra de segurança.

publicidade

Sua conta é uma das que vazaram no Facebook?

Mas o “Have I Been Pwned?” é seguro? Sim, o site é mantido por Troy Hunt, um dos diretores regionais da Microsoft na Austrália, especialista em segurança e privacidade na internet. Certamente é muito pior ter seus dados nas mãos de golpistas do que no site.

Como telefones também vazaram no Facebook, Troy disse que está debatendo com os outros desenvolvedores a possibilidade de adicionar o recurso de checagem pelo número. Mas ainda não há uma confirmação e nem uma data para isso acontecer.

Essa não é a primeira vez que algo do tipo acontece com a rede social de Mark Zuckerberg. Em 2019, um vazamento expôs milhares de telefones de usuários do Facebook. A plataforma garantiu na ocasião que a situação foi corrigida. Os dados disponíveis agora possuem relação com essa falha anterior.

Leia também:

“Indivíduos que criam conta em uma empresa respeitável como o Facebook estão confiando seus dados e o Facebook deve tratar os dados com o máximo respeito”, explicou Alon Gal, especialista em segurança que revelou os perfis que vazaram.

“Os usuários que têm suas informações pessoais vazadas é uma grande violação de confiança e devem ser tratados de acordo”, completou ainda o especialista dizendo que, a partir do momento que ocorre o vazamento, os dados daquela pessoa ficam disponíveis na internet para sempre.