Manter a privacidade das informações pessoais e de dados é uma tarefa constante na vida dos usuários de internet. O ClearURLs, por exemplo, remove automaticamente os elementos de rastreamento de URLs no navegador. Embora tenha sido removida misteriosamente da loja de extensões do Chrome nesta semana, a ferramenta ainda pode ser instalada de forma manual.

Não se sabe ao certo o motivo de o Google ter banido o ClearURLs da Chrome Web Store. A empresa alegou que a extensão não especificava algumas funções em sua descrição, que é acusada de ser escrita com palavras-chave irrelevantes.

publicidade
Página do Google Chrome quebrada
Link da ferramenta ClearURLs na Chrome Web Store não está mais disponível. Foto: Reprodução

No entanto, Kevin R., desenvolvedor da extensão, suspeita que a ferramenta foi excluída do Chrome por interromper o modelo de negócios do Google. O curioso é que não houve qualquer aviso prévio ou tolerância antes da exclusão.

Inclusive, a remoção rápida e misteriosa do Google fez com que o desenvolvedor do ClearURLs apelasse da decisão. Mas isso pode levar algum tempo e, enquanto o imbróglio não chega a uma decisão final, o usuário poderá instalar a ferramenta manualmente em seu Chrome para reforçar a segurança de seus dados.

publicidade

Basta seguir o tutorial abaixo para instalar (ou reinstalar) a extensão no navegador do Google.

Leia mais:

publicidade

Como instalar manualmente o ClearURLs no Chrome

O primeiro passo é baixar a última versão do ClearURLs diretamente no site do GitHub — até a publicação desta matéria a versão mais atualizada era “ClearURLs-v1.21.0.zip”. Entre neste link, faça o download e descompacte o arquivo (por meio do WinRAR ou do próprio descompactador de arquivos do computador).

Site do GitHub com o link de download do arquivo

Feito isso, abra o navegador Chrome, digite “chrome://extensions/” no campo de URL e aperte a tecla “Enter”. Já na página de extensões, não esqueça de ativar o “Modo do desenvolvedor”, localizado no canto superior direito.

publicidade
Configurações de extensões do Chrome

Vá em “Carregar sem compactação”, localize a pasta onde o arquivo foi descompactado e clique na opção “Selecionar pasta”.

Encontrando o arquivo baixado

Pronto! O ClearURLs está instalado em seu Chrome e vai remover elementos de rastreamento de URLs no navegador.

Importante lembrar que o método não possibilita atualizações automáticas. Isso significa que caso seja lançada uma versão mais recente, o usuário deverá baixar o arquivo atualizado e jogá-lo na mesma pasta da versão mais antiga.

Feito isso, bastará que o usuário clique em “Atualizar”, na mesma página de extensões do Chrome, para que a última versão da ferramenta seja ativada.

Página de extensões do Google Chrome

Vale lembrar que a ferramenta também está disponível para o navegador Firefox, do Mozilla.

Fonte: Ghacks