A HMD Global, dona da marca Nokia, anunciou nesta quinta-feira (8) uma reformulação de sua linha de smartphones, com seis modelos divididos em três famílias:  X (topo de linha), G (intermediários) e C (entrada). Nesta última, os dois primeiros modelos são o Nokia C10 e C20, que chegam ao mercado prometendo “bateria para o dia todo” e maior durabilidade.

Os aparelhos se destacam por trazer recursos comumente só encontrados em modelos mais sofisticados a um patamar de preço mais baixo, entre eles a versão mais recente do Android (Android 11 Go) com garantia de atualizações trimestrais de segurança por dois anos e tela HD+ de 6,5″.

O Nokia C10 é o modelo mais básico. Equipado com um processador quad-core de 1,3 GHz (Unisoc SC7331e), ele estará disponível em versões com 1 GB de RAM e 16 ou 32 GB de memória interna, ou 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, com slot para cartões microSD para expansão da capacidade.

Leia mais:

publicidade

A tela de 6,5″ tem resolução de 1600 x 720 pixels e proporção de 20:9, que está se tornando padrão no mercado. Há apenas duas câmeras, uma câmera traseira e outra frontal, ambas com sensores de 5 MP e Flash.

Por fim o Nokia C10 tem Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.2, GPS e Rádio FM integrado. Segundo a Nokia, em “alguns mercados” ele virá acompanhado de fones de ouvido, capa e película. Estará disponível nas cores Light Purple (um violeta rosado) e Grey (Cinza).

Nokia C20. Imagem: HMD Global

Já o Nokia C20 é um pouco mais sofisticado, com um upgrade no processador para um modelo Octa-core de 1,6 GHz (Unisoc SC9863a), acompanhado por 1 ou 2 GB de RAM e 16 ou 32 GB de armazenamento interno, expansível com cartões microSD.

Câmeras e mais detalhes

Câmeras e conectividades (Wi-Fi, Bluetooth, Rádio) são idênticas à do Nokia C10. Ambos os aparelhos têm conector para fones de ouvido e bateria de 3.000 mAh, sem carga rápida. Segundo a Nokia, a bateria é suficiente para “o dia todo” de uso de acordo com “testes em seus laboratórios”. O Nokia C20 estará disponível nas cores Sand (Areia) e Dark Blue (Azul Escuro).

A Nokia destaca o “design nórdico” e “durabilidade” dos aparelhos, com construção sólida em policarbonato, um plástico conhecido por sua resistência a impactos.

As telas são protegidas por “Panda Glass”, uma marca de vidro robustecido produzido pela fabricante chinesa Tunghsu Group, conceitualmente similar ao mais famoso Gorilla Glass, produzido pela norte-americana Corning.

O Nokia C10 chegará ao mercado internacional “em breve”, e o Nokia C20 em junho. Preços não foram divulgados, e não há previsão para lançamento no Brasil.

Fonte: Nokia