O coronavírus pode estar em qualquer superfície e desde o começo da pandemia a recomendação é lavar as mãos e passar álcool em gel antes de encostar em qualquer lugar ou objeto em que outras pessoas estiveram presentes. Pensando nisso, a General Eletric está desenvolvendo um sensor capaz de detectar a Covid-19 pelo celular.

A companhia diz que os sensores são menores do que a ponta de um dedo e conseguem denunciar a presença de nanopartículas do vírus em qualquer superfície. “Uma das primeiras linhas de defesa contra qualquer vírus é evitar a exposição, o que é mais fácil dizer do que fazer quando você não pode vê-lo”, disse Radislav Potyrailo, principal cientista do projeto. “Por meio de nosso projeto com o NIH, estamos desenvolvendo um sensor pequeno o suficiente para ser embutido em um dispositivo móvel que possa detectar a presença do vírus”, completou ainda.

Sensor para Covid-19

“Todos nós entramos em contato com diferentes superfícies durante um determinado dia, de telas de computador e mesas de conferência a quiosques no aeroporto e, claro, máquinas de cartão de crédito em lojas enquanto realizamos tarefas. Embora todos façam um ótimo trabalho em manter essas superfícies limpas, queremos adicionar uma camada extra de segurança ao sermos capazes de detectar a presença do vírus”, disse também.

O sensor para Covid-19 usa como base outros equipamentos do tipo feitos pela equipe da GE. Os desenvolvedores garantem na confiabilidade da tecnologia e dizem que já fizeram outros mecanismos detecção extremamente precisos e em tamanhos reduzidos.

publicidade

Leia mais:

“Ao fornecer esta capacidade de detecção requintada de um instrumento analítico convencional de ponta em um formato tão pequeno, podemos agora considerar aplicações de detecção que você poderia imaginar sendo implementadas como uma superfície de sensor em um celular ou em um dispositivo ainda menor que este”, finalizou Potyrailo.

Mas se você está esperando comprar esse sensor pra Covid-19 para sair por aí caçando o vírus em breve é melhor esperar um pouco. No anúncio, a equipe também explicou que o tempo de desenvolvimento do projeto deve ter um total de dois anos e ainda está em fase inicial. O próximo passo deve ser demonstrar o equipamento funcionando.