Coronavírus

50 mil doses de vacina são doadas para imunização de jogadores de futebol

A CONMEBOL recebeu uma doação de 50 mil doses da vacina da Sinovac para vacinar jogadores de futebol masculino e feminino (além de funcionários que atuam nas partidas) nas principais competições esportivas da entidade. O órgão é responsável pela organização de eventos na América do Sul como a Libertadores, a Copa Sul-Americana e a Copa América.

A confederação confirmou os imunizantes e disse que a prioridade vai ser vacinar atletas de seleções que vão disputar a Copa América, em Junho. “Este é um grande passo para derrotar a pandemia, mas de forma alguma significa que estamos baixando a guarda. Vamos manter o nosso trabalho responsável, que nos permitiu concluir os nossos torneios com tranquilidade e sem alterar os formatos”, disse Alejandro Dominguez, presidente da CONMEBOL.

A doação veio diretamente da China e foi organizada pelo Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. A vacina da Sinovac também é produzida aqui no Brasil, pelo Instituto Butantan, que não teve envolvimento com a negociação das doses para a entidade esportiva. “Agradeço este grande gesto de solidariedade e apoio da empresa Sinovac, que entendeu que o futebol é uma atividade fundamental para a economia, cultura e saúde física e mental dos sul-americanos”, disse ainda Dominguez.

Leia também: 

“Os detalhes logísticos e operacionais do processo de vacinação serão devidamente informados pela CONMEBOL, em coordenação com as Associações Membros”, completa o comunicado do órgão. A Copa América começa no dia 13 de junho, a vacina deve ser aplicada e distribuída para jogadores de futebol, comissão técnica e funcionários antes disso. O Brasil disputa a competição.

Para saber mais sobre a produção da CoronaVac, leia o especial do Olhar Digital.

Confira à íntegra da nota divulgada pela CONMEBOL:

A CONMEBOL chegou a um acordo com a empresa farmacêutica Sinovac Biotech Ltd, da China, para a doação de um total de 50.000 doses de sua vacina contra a COVID-19.

Trata-se de um apoio concreto por parte da firma chinesa para a realização da Copa América e para as outras competições do futebol sul-americano.

A mediação do Presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, foi crucial para concretizar o acordo de enorme importância para o futebol sul-americano.

O presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, anunciou oficialmente que a empresa chinesa Sinovac Biotech Ltd entregará para a instituição em caráter de doação um total de 50.000 doses de sua vacina contra a COVID-19, como um claro e positivo apoio ao futebol sul-americano, a imunização com a vacina estará focada em jogadores e comissão das equipes principais do futebol profissional sul-americano dos torneios da primeira categoria, masculinos e femininos.

“É a melhor notícia que podia ser recebida para a família do futebol sul-americano, para a qual devemos nossos maiores esforços na CONMEBOL. É um passo adiante enorme para vencer a pandemia da COVID-19, mas não significa de nenhum modo que vamos baixar a guarda. Manteremos nosso trabalho responsável, o que nos permitiu concluir nossos torneios sem contratempos e sem alterar os formatos” disse Dominguez, que adicionou. “Agradeço este grande gesto de solidariedade e de apoio da empresa Sinovac que compreendeu que o futebol é uma atividade fundamental para a economia, a cultura e a saúde física e mental dos sul-americanos”.

O titular da entidade matriz do futebol sul-americano também agradeceu especialmente o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, o Secretário da Presidência, Álvaro Delgado, o Ministro do Esporte, Sebastián Bauzá, e o embaixador do Uruguai ante a China, Fernando Lugris, pela gestão rápida e eficaz para esta conquista que não tem precedentes no futebol mundial. A Presidência do Uruguai, em seu claro compromisso por apoiar o esporte, ofereceu desinteressadamente seu bom trabalho para mediar com a Sinovac Biotech Ltd. Nenhuma outra confederação no mundo conseguiu até hoje dispor dos imunizantes para iniciar um processo massivo de vacinação.

A logística e os detalhes operativos do processo de vacinação serão informados oportunamente pela CONMEBOL, em coordenação com as Associações Membro.

Via ESPN

Esta post foi modificado pela última vez em 13 de abril de 2021 12:32

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Lucas Soares
carregando anúncio…