Na última terça-feira (21), a startup francesa de caronas intermunicipais BlaBlaCar anunciou a captação de um investimento de US$ 115 milhões feito pela VNV Global. O montante arrecadado deverá ser direcionado para a expansão da empresa — o que inclui possíveis aquisições , principalmente em mercados fora da Europa.

“Este financiamento adicional fortalece nossa posição e traz mais poder de fogo para implantar nossa estratégia de crescimento ofensiva”, afirmou em comunicado, Nicolas Brusson, cofundador e presidente executivo da BlaBlaCar.

publicidade

O financiamento, inclusive, chega em um ótimo momento da BlaBlaCar. Isso porque a companhia registrou um crescimento de dois dígitos nas reservas de carpool e ônibus, na comparação com níveis anteriores à pandemia de coronavírus, em mercados fora da Europa.

Conhecida por oferecer serviços de carona de longas distâncias, a BlaBlaCar decidiu expandir seus serviços e, recentemente, passou a oferecer viagens de ônibus. Essa nova operação não só foi importante para os resultados positivos da empresa, como tornou-se a grande aposta da startup para os próximos anos.

publicidade

Não à toa, a empresa acaba de anunciar a compra da ucraniana Octobus para promover a digitalização das operadoras de ônibus fora da Europa.

Logo do BlaBlaCar
Aporte será usado para expansão da BlaBlaCar, principalmente em mercados fora da Europa. Foto: Casimiro PT/Shutterstock

Leia mais:

publicidade

Segundo a BlaBlaCar, o investimento arrecadado dará um gás para essas novas operações — sem deixar de priorizar a otimização nos serviços de carpool. A expectativa da empresa é de que o cenário torne-se ainda mais positivo à medida que a vacinação avança no mundo e as restrições de viagens são suspensas.

Já tratando-se do mercado europeu, o financiamento será essencial para que a startup dobre o tamanho de sua rede de ônibus no continente nos próximos 18 meses. Também é esperada uma nova expansão de sua oferta multimodal, com a inclusão de trens em seus serviços.

publicidade

O montante arrecadado ainda dará um novo poder de fogo para a BlaBlaCar, que vai se manter atenta ao mercado para possíveis aquisições.

“Estávamos em uma posição boa e segura antes deste financiamento. Agora, estamos em uma ótima posição para assumirmos alguns riscos, jogar no ataque e sonhar alto”, finalizou Brusson.

Fonte: Estadão