Usuários do TikTok já podem testar o novo recurso que gera legendas automáticas nos vídeos da plataforma. Por enquanto, a novidade está disponível em japonês e inglês no aplicativo. Demais idiomas devem ser liberados nos próximos meses.

Visando a inclusão digital, o recurso surge para ajudar os espectadores surdos ou com alguma deficiência auditiva, mas também é útil para quem assiste a vídeos em momentos inconvenientes para ouvir o áudio.

O TikTok segue a tendência de outras plataformas que têm acompanhado a melhoria da transcrição automática ao longo dos anos. No mês passado, o Google lançou um recurso no Chrome que permite gerar legendas para áudios reproduzidos pelo navegador. O sistema Live Caption também está disponível para dispositivos Android. O Zoom e o Google Meet também passaram a gerar legendas automáticas durante as chamadas e o Instagram já testa recurso semelhante.

Leia também!

publicidade

Como ativar as legendas automáticas no TikTok  

1 – Abra o aplicativo do TikTok que está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS;

2 – Acesse a aba “Eu”;

Print do TikTok

3 – Clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito da tela;

Print do TikTok

4 – Selecione a opção “Acessibilidade”;

Print do TikTok

5 – Ative a opção “Sempre mostrar legenda”.

Print do TikTok

Pronto! Agora você sabe como ativar o recurso de legendas automáticas em vídeos do TikTok de maneira rápida e prática.

Legendas em vídeos nos Stories do Instagram

Instagram é sem dúvidas uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. O aplicativo do Facebook possui diversos recursos e funções para cativar cada vez mais seus usuários, porém, pessoas com deficiência auditiva podem ter dificuldades para consumir alguns conteúdos da plataforma. É o caso dos Stories, pela falta de legenda nos vídeos de 15 segundos.  

Colocar legendas em cada vídeo apesar de necessário, pode ser algo corrido para o cotidiano. Pensando nisso, o Olhar Digital separou dois aplicativos para legendar vídeos para facilitar o compartilhamento de conteúdo inclusivo nas redes sociais. Para acompanhar o tutorial completo, clique aqui.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!