A vacina contra a Covid-19 já foi aplicada em mais de 43% da população dos Estados Unidos, com 30% das pessoa já totalmente imunizadas. As injeções são aplicadas em pessoas a partir dos 16 anos de idade, e essa faixa está prestes a aumentar. A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) deve autorizar o uso dos imunizantes da Pfizer em adolescentes entre 12 e 15 anos na próxima semana.

Essa vacina contra o coronavírus é feita em parceria com a alemã BioNTech. No final de março, a Pfizer havia anunciado os resultados dos testes em adolescentes, mostrando que o imunizante é tão eficiente nessa faixa etária quanto em adultos.

publicidade

Leia mais:

Em abril, a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), Rochelle Walensky, havia antecipado que a vacina nos adolescentes entre 12 e 15 anos poderia ser aprovada na metade do mês de maio. Se liberada, o painel de consultores do CDC vai se reunir no dia seguinte, para revisar os dados dos testes clínicos e fazer as recomendações para uso.

publicidade

De acordo com o jornal New York Times, a autorização foi confirmada por funcionários federais que estão a par dos planos da FDA e pode chegar, inclusive, no fim dessa semana. A liberação será feita através de uma emenda à autorização que a vacina da Pfizer recebeu para uso de emergência.

criança chinesa
O imunizante da Pfizer apresentou bons resultados nos adolescentes entre 12 e 15 anos em testes clínicos. Imagem: Hung Chung (iStock)

Já à Reuters, a FDA disse apenas que a revisão da expansão da autorização do uso de emergência da vacina está em andamento. A agência federal norte-americana, porém, não deu muitos detalhes sobre o assunto. A Pfizer não comentou.

publicidade

A Moderna e a Johnson & Johnson realizam testes de suas vacinas contra a Covid-19 em adolescentes com idades entre 12 e 18 anos. Os resultados da primeira devem sair logo, de acordo com a Reuters, mas sem data especificada.

A Pfizer, assim como a Moderna, iniciaram testes em crianças dos seis meses aos 11 anos de idade. As duas empresas esperam vacinar esse grupo etário no começo do ano de 2022.

publicidade

Nos Estados Unidos, a pandemia da Covid-19 matou 577.491 pessoas, de acordo com dados da John Hopkins University & Medicine. Mais de 3,2 milhões de pessoas contraíram a doença no país.

Via: Reuters / New York Times