Quem é um assíduo usuário do Instagram pôde perceber como o seu algoritmo funciona: quanto mais curtidas em fotos de um determinado tema, mais postagens semelhantes irão aparecer na aba “Explorar” da plataforma. Muitas vezes, inclusive, uma simples busca por um perfil específico é suficiente para que o app bombardeie o indivíduo com possíveis contas de interesse.

Isso porque o Instagram filtra as atividades do usuário e seleciona conteúdos similares aos curtidos, buscados ou salvos. Um torcedor fanático pelo seu clube, por exemplo, certamente vai observar mais postagens de seu time na aba “Explorar”. O mesmo pode acontecer com um amante da gastronomia, que vai receber mais sugestões de vídeos e fotos ligados à culinária.

publicidade

O problema é que muitos usuários da plataforma podem não mais estarem familiarizados com os conteúdos exibidos na aba “Explorar” — seja por uma mudança de gosto ou simplesmente pelo tema não fazer mais significado na vida da pessoa.

A boa notícia é que é possível dar um “reset” no Instagram, para que o app passe a sugerir novos conteúdos e postagens de outros temas. Caso tenha interesse em como fazer o processo, basta seguir o tutorial abaixo.

publicidade

Leia mais:

Como resetar a aba “Explorar” de seu Instagram

Abra o seu Instagram e toque no ícone de seu perfil, localizado no canto inferior direito da tela.

publicidade
Página inicial do Instagram

Acesse o menu de três linhas e vá em “Configurações”.

Acessando as configurações da plataforma

Procure pela opção “Segurança” e toque sobre ela.

publicidade
Opções de segurança do Instagram

Role até encontrar a seção “Dados e histórico” e acesse “Histórico de pesquisa”.

Histórico de pesquisa

Feito isso, toque na opção “Limpar tudo”. O próprio Instagram exibirá uma mensagem de confirmação da ação, que não poderá ser desfeita. Vale frisar que apesar da limpeza do histórico de pesquisa, contas pesquisadas vão aparecer como resultados sugeridos.

Limpeza de histórico de pesquisa do Instagram

Pronto! Ao fazer o processo, a página de exploração deverá ser redefinida. Para refinar ainda mais o feed “Explorar”, vale entrar em uma publicação fora do escopo de interesse, tocar no menu de três pontos e escolher a opção “Não tenho interesse”.

Eliminando conteúdos não desejados

Desta forma, o app vai, aos poucos, se “adequar” às novas preferências do usuário.

Fonte: Gadgets 360