Estudantes de Nova York vão conversar com astronautas na Estação Espacial

Dois astronautas que estão na Estação Espacial Internacional vão participar de um bate-papo com estudantes de Nova York na quinta-feira (6)
Por Karoline Albuquerque, editado por Rafael Rigues 04/05/2021 23h43, atualizada em 14/11/2022 16h09
Estação Espacial Internacional
Estação Espacial Internacional. Créditos: Nasa
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estudantes da Universidade Estadual de Nova York em Plattsburgh vão conversar com astronautas presentes na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), nesta quinta-feira (6), às 11h30 (horário de Brasília). A “ligação” será transmitida pelo canal Nasa TV no YouTube e pelo site da agência aeroespacial.

Vão participar da conversa com as alunas do programa Shine-On! os astronautas Megan McArthur, da Nasa, e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA). As perguntas respondidas por eles lá de cima já foram gravadas pelas estudantes.

Leia mais:

A grade do programa objetiva criar meninas resilientes e confiantes, ensinando alfabetização midiática, habilidades de comunicação e caráter. A conversa com os astronautas é o destaque de uma conferência do sistema de aprendizado científico para mais de 5 mil estudantes do jardim de infância à oitava série do estado de Nova York.

Megan McArthur é uma das astronautas a participar da conversa. Imagem: NASA/Divulgação

Para a Nasa, essa ligação entre os alunos e os astronautas à bordo da ISS oferece “experiências únicas e autênticas, projetadas para aprimorar o aprendizado, o desempenho e o interesse dos estudantes por ciências, tecnologia, engenharia e matemática”.

Afinal, as alunas dessa semana e outros estudantes conversam com astronautas que vivem no laboratório em órbita. Diariamente, os habitantes do espaço se comunicam com o Centro de Controle de Missão, em Houston, através de Satélites de Rastreamento e Retransmissão de Dados da Rede Espacial.

A Nasa quer também inspirar a próxima geração de “exploradores”, chamados de Geração Artemis, nome referente ao Programa Artemis, que vai recolocar a humanidade no solo da Lua e, posteriormente, explorar Marte.

A ISS já está na órbita da Terra há mais de 20 anos, tendo sido lançada em 1998 e ocupada desde 2000. Lá, os astronautas trabalham testando tecnologias, realizando pesquisas e desenvolvendo habilidades para outros programas espaciais.

Atualmente, a Estação Espacial Internacional é ocupada por sete astronautas. No mês de abril, o local chegou à capacidade máxima, com 11 pessoas a bordo, pois os membros da Crew-2 chegaram e o retorno da tripulação da Crew-1 à Terra foi adiado por alguns dias devido ao clima ruim no local de pouso.

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital