Estudantes da Universidade Estadual de Nova York em Plattsburgh vão conversar com astronautas presentes na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), nesta quinta-feira (6), às 11h30 (horário de Brasília). A “ligação” será transmitida pelo canal Nasa TV no YouTube e pelo site da agência aeroespacial.

Vão participar da conversa com as alunas do programa Shine-On! os astronautas Megan McArthur, da Nasa, e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA). As perguntas respondidas por eles lá de cima já foram gravadas pelas estudantes.

Leia mais:

A grade do programa objetiva criar meninas resilientes e confiantes, ensinando alfabetização midiática, habilidades de comunicação e caráter. A conversa com os astronautas é o destaque de uma conferência do sistema de aprendizado científico para mais de 5 mil estudantes do jardim de infância à oitava série do estado de Nova York.

publicidade
Megan McArthur é uma das astronautas a participar da conversa. Imagem: NASA/Divulgação

Para a Nasa, essa ligação entre os alunos e os astronautas à bordo da ISS oferece “experiências únicas e autênticas, projetadas para aprimorar o aprendizado, o desempenho e o interesse dos estudantes por ciências, tecnologia, engenharia e matemática”.

Afinal, as alunas dessa semana e outros estudantes conversam com astronautas que vivem no laboratório em órbita. Diariamente, os habitantes do espaço se comunicam com o Centro de Controle de Missão, em Houston, através de Satélites de Rastreamento e Retransmissão de Dados da Rede Espacial.

A Nasa quer também inspirar a próxima geração de “exploradores”, chamados de Geração Artemis, nome referente ao Programa Artemis, que vai recolocar a humanidade no solo da Lua e, posteriormente, explorar Marte.

A ISS já está na órbita da Terra há mais de 20 anos, tendo sido lançada em 1998 e ocupada desde 2000. Lá, os astronautas trabalham testando tecnologias, realizando pesquisas e desenvolvendo habilidades para outros programas espaciais.

Atualmente, a Estação Espacial Internacional é ocupada por sete astronautas. No mês de abril, o local chegou à capacidade máxima, com 11 pessoas a bordo, pois os membros da Crew-2 chegaram e o retorno da tripulação da Crew-1 à Terra foi adiado por alguns dias devido ao clima ruim no local de pouso.