Governo de São Paulo e Prodesp lançam nova plataforma digital do Procon-SP

Por Igor Shimabukuro, editado por André Lucena 04/05/2021 18h13, atualizada em 05/05/2021 00h42
Procon-SP Digital
Procon/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em parceria com a Prodesp, o Governo do Estado de São Paulo lançou, nesta terça-feira (4), o novo Sistema de Atendimento Digital do Procon-SP. A nova plataforma irá permitir que todos os processos de defesa do consumidor — como abertura de reclamações, audiências de conciliação e autos de fiscalização — sejam feitos de forma 100% online.

O lançamento é um grande passo do Procon-SP para impulsionar a digitalização de seus serviços. Por meio da implementação das plataformas Dynamics 365 e Power Plataform, ambas da Microsoft, os consumidores poderão realizar as operações em computadores e celulares de forma rápida e segura.

“Para atender aos anseios de uma sociedade que busca pelas facilidades do mundo digital, ajudamos a criar um sistema inteligente e inovador, ao alcance da palma da mão de quem precisa”, explica André Arruda, presidente da Prodesp.

A digitalização dos processos promete agilizar todas as etapas de defesa do consumidor. Os fiscais, por exemplo, usarão tablets para digitar as informações, que serão transmitidas em tempo real. A publicação no Diário Oficial também passa a ser eletrônica e automática.

Inauguração da nova plataforma do Procon-SP
Nova plataforma do Procon-SP foi anunciada em evento online nesta terça-feira (4). Foto: Prodesp/Divulgação

Leia mais:

Além disso, o novo sistema de atendimento digital do Procon-SP torna-se uma ferramenta importante em tempos de pandemia do coronavírus. O canal digital de interação vai evitar deslocamentos desnecessários do consumidor, bem como evitar que os indivíduos coloquem a saúde em risco. Até mesmo as audiências de conciliação também serão virtuais — via Microsoft Teams.

“Na prática não será mais necessário deslocamento físico para fazer uma reclamação, que poderá ser feita pelo celular ou computador. A demanda chegará imediatamente ao fornecedor e, caso não seja atendida, os especialistas do Procon-SP farão audiência entre a empresa e o consumidor também de forma online” aponta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Igor Shimabukuro é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.