Elon Musk revela ter Síndrome de Asperger; entenda o que é essa forma do autismo leve

Lucas Soares10/05/2021 09h55, atualizada em 10/05/2021 10h04
Reprodução de Elon Musnk no SNL
Reprodução de Elon Musnk no SNL | Fonte: Reprodução / YouTube
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No último sábado (8), Elon Musk participou do ‘Saturday Night Live’ (SNL) e, entre outras coisas, revelou que possui Síndrome de Asperger, um estado do espectro autista considerado uma forma leve da condição.  O CEO da Tesla e fundador da SpaceX é um dos raros exemplos de “magnata dos negócios” a participar como apresentador do programa noturno da emissora NBC.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome de Asperger é uma forma psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e na comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.

Elon Musk e a Asperger

A principal diferença da Asperger, que Elon Musk diz possuir, para outras formas de autismo, é que essa não resulta em nenhuma forma de atraso cognitivo, comprometimento intelectual ou de fala. Por isso os primeiros sintomas costumam ser ignorados pelos pais. A maior característica da Síndrome de Asperger está na dificuldade de socialização. A condição costuma ser identificada na escola, com o desinteresse do aluno em interagir com os colegas.

Pessoas com a condição costumam ser consideradas frias, ou rudes, mas na realidade é só seu modo de reagir ou entender as ações dos outros. Outra característica é a dificuldade em entender ironia e linguagem corporal. A interpretação literal é um traço comum, o que também dificulta a interação social.

Leia também:

Ainda podem aparecer a falta de coordenação motora e comportamentos repetitivos em graus variados, características comuns no autismo. Assim como outras condições, as pessoas com Asperger pode não apresentar todos esses sintomas e podem ter níveis diferentes entre eles. O diagnóstico precisa ser feito com profissionais de saúde.

Elon Musk ainda disse no programa que é a primeira pessoa a participar do SLN com Asperger, ou pelo menos a primeira que admitiu ter. Isso também é comum já que, devido a variedade sintomas, a condição pode passar despercebida. Não existe um tratamento específico ou cura, geralmente os sintomas são aliviados com terapias voltadas para reduzir a: baixa capacidade de comunicação, rotinas obsessivas ou repetitivas e imperícia física.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.