Com a chegada do frio e as casas mais fechadas, aumenta também a incidência de mofo, que pode causar problemas respiratórios para quem já sofre de alergia. Em época de pandemia, isso por ser um problema maior, já que muitos dos sintomas podem se confundir.

Mofo ou bolor é uma designação comum dada a fungos que vivem geralmente em locais úmidos e escuros, como armários. Com o ambiente fechado, as chances disso aparecer aumentam. Os maiores problemas desses fungos ocorrem quando são inalados e podem causar inflamações nas vias respiratórias.

Quem já possui doenças alérgicas como rinite pode ter problemas respiratórios agravados. A exposição a longo prazo ao mofo pode causar condições mais graves como a pneumonite de hipersensibilidade, que demanda um tratamento mais específico.

Leia mais:

publicidade

Causas do mofo

“O mofo pode causar principalmente as alergias respiratórias, rinites, asma, sinusites, e também pode provocar doenças mais graves, como sinusites fungicas, que é provocada pelo próprio mofo. Pode levar a pneumonias fungicas que é um quadro bem mais grave, ela é de difícil diagnóstico e o tratamento é meio complicado. Todas as doenças respiratórias são aumentadas quando você tem uma proliferação maior do mofo”, disse o alergista Simonides Carriço ao Ministério da Saúde.

Para evitar o mofo, é importante deixar o ambiente ventilado, ficar de olho em roupas e nos armários e tentar identificar a causa do fungo. “Você deve deixar entrar sol, se possível na casa, primeira coisa. Se possível também colocar um desumidificador, isso tem que ser de acordo com a metragem da residência. Então todas as pessoas têm que limpar, colocar aqueles anti-mofos em armários. Todas as roupas têm que ser tiradas antes. Tem que tirar de preferência um ou dois dias antes, bater, deixar no sol, lavar antes para tentar controlar essa umidade”, completa Carriço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!