Um veículo da Tesla ligado no piloto automático (Autopilot) causou um acidente no condado de Snohomish, em Washington (EUA), e destruiu uma viatura policial que estava estacionada. O caso ocorreu no último sábado (15) e não há registro de feridos.

O acidente aconteceu por volta das 18h40, no condado de Snohomish, ao norte de Seattle, e envolveu um Model S de 2015, de acordo com comunicado à imprensa da Patrulha do Estado de Washington, que investigou o episódio.

publicidade
Acidente Tesla Washington
Acidente com carro da Tesla no piloto automático destrói viatura da polícia em Washington, nos EUA. Imagem: Facebook/Snohomish County Sheriff’s Office

No momento do impacto, o policial estava atendendo a uma ocorrência referente a outro veículo acidentado. A viatura estava estacionada no acostamento com as luzes de emergência acesas quando o Tesla o atingiu, segundo o comunicado da Patrulha. À polícia, o motorista disse que “presumiu que o carro pudesse se mover sozinho”.

“Este é um grande lembrete de que os veículos podem ter piloto automático para ajudar, mas não se pode confiar neles para levá-lo com segurança de um destino para o outro”, disse o gabinete da Patrulha de Washington no Facebook, em outro comunicado.

publicidade

O motorista não foi preso e recebeu apenas uma multa. Ainda de acordo com a polícia, não houve mortos ou feridos, mas houve “danos significativos” na viatura policial, que pertence ao Gabinete do Xerife de Snohomish.

Não é só Washington: veja outros relatos de acidentes com carros da Tesla no Autopilot

De acordo com a Tesla no site oficial, os motoristas precisam ficar alertas, manter as mãos no volante e estar prontos para assumir o controle em todos os momentos durante o uso do Autopilot. Isso porque a tecnologia, mesmo sendo chamada de “piloto automático”, ainda não é considerada uma direção completamente autônoma.

publicidade
Acidente Tesla Washington
Acidente com carro da Tesla no piloto automático destrói viatura da polícia em Washington, nos EUA. Imagem: Facebook/Snohomish County Sheriff’s Office

De três anos para cá, houve vários acidentes em que o piloto automático foi colocado “em xeque”. Em Mountain View, no estado da Califórnia, em 2018, um Tesla Model X ligado no Autopilot atingiu uma barreira de concreto. Não houve sobreviventes.

Em 2019, um motorista de 50 anos morreu após seu Model 3 bater em um trailer em Delray Beach, na Flórida, enquanto usava o piloto automático. Após investigações, a Justiça apontou que a tecnologia foi “um dos fatores que contribuiu para o acidente”.

publicidade

Leia mais:

Mais recente, em 2021, um acidente envolvendo um Tesla Model S causou a morte de dois homens em Houston, no Texas. As autoridades acreditam que o veículo estava no piloto automático, mas o caso segue em investigação. De acordo com a polícia, o carro elétrico viajava em alta velocidade, perdeu o controle em uma curva, bateu em uma árvore e pegou fogo.

Fonte: NBC News

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!