O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que o país vai doar cerca de 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para outros países. O chefe de estado afirmou que os imunizantes da Moderna, da Pfizer, da Janssen e AstraZeneca vão ser mandados para outras nações nos próximos dois meses.

Até o momento, doses da AstraZeneca já foram enviadas para o Canadá e México. Isso ocorreu pois o imunizante ainda não foi aprovado pela FDA, a agência reguladora dos EUA, com função semelhante a da Anvisa.

Agora, Biden diz que vai expandir as doações para outras vacinas e vai contar com a OMS e a iniciativa Covax para fazer a distribuição de forma igualitária entre outros países do mundo. O presidente ainda disse que vai conversar com outros chefes de estado para ampliar os esforços no combate ao vírus.

Joe Biden e a doação de vacinas

“Os EUA nunca estarão totalmente seguros até que a pandemia esteja sob controle globalmente. Nenhum oceano é largo o suficiente, nenhum muro é alto o suficiente para nos manter seguros. Doença e morte fora de controle em outros países pode desestabilizá-los e nos posar risco também”, disse Biden no anúncio.

publicidade

Leia mais:

Biden explicou que planeja doar as doses excedentes de vacinas para outros países e que a pandemia não vai acabar até que todos estejam vacinados. O presidente ainda explicou que precisa da colaboração de outros países para aumentar a produção de imunizantes.

“Pediremos a outras nações para partilharem o custo econômico desse esforço, mas isso nos ajudará a vencer a pandemia e nos deixará a capacidade de produção para nos preparar para a próxima crise. Os Estados Unidos continuarão a doar o estoque excedente conforme esse estoque nos for entregue, mas isso não será o suficiente”, afirmou.

Biden disse que pelo menos 60% dos americanos já receberam pelo menos uma dose das vacinas contra a Covid-19 e, pela primeira vez desde o começo da pandemia, o número de novos casos caiu em todos os 50 estados dos Estados Unidos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!