Durante o Google I/O, nesta terça-feira (18), o Google anunciou uma ferramenta chamada “Sobre este resultado” para refinar melhor os resultados encontrados pelo buscador. Agora, a lista de respostas à pesquisa apresenta uma opção que permite ao usuário checar a fonte da informação.

“Informação só é útil se for fidedigna e de confiança”, destacou Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, responsável pelos produtos de Pesquisa, Assistente, Geografia, Anúncios, Comércio e Pagamentos da big tech.

publicidade

Leia mais:

Segundo o executivo, no último ano, o Google recebeu mais buscas começando com “é verdade que” do que “como fazer pão”, por exemplo. “As pessoas vem ao Google para avaliar as afirmações que elas recebem, seja em conversas com amigos ou lendo online”, emendou Raghavan.

publicidade

Por isso, a empresa passou a oferecer a ferramenta de avaliação da credibilidade da fonte que aparece nos resultados das pesquisas. “Sobre este resultado” começou a funcionar no começo deste ano. Ao clicar nos três pontos que aparecem perto do resultado, alguns detalhes aparecem para checar o site.

A lista inclui a descrição da fonte, quando indexou pela primeira vez no Google e se a conexão àquele site é segura. “Isso é especialmente importante se é um site do qual você nunca ouviu falar e quer saber mais sobre”, acrescentou o vice-presidente sênior da companhia de tecnologia.

publicidade

Agora, em maio, a Google começou a liberar o “Sobre este resultado” em todas as línguas encontradas entre os resultados das buscas. Outros idiomas seguirão. Até o final de 2021, o buscador vai adicionar ainda outros detalhes, como o modo em que o site se descreve, o que outras fontes dizem sobre aquela e artigos relacionados para checar.

“Ter acesso a informações confiáveis é particularmente crítico em momentos como a pandemia (de coronavírus) e em notícias de última hora. É nesses momentos, e tantos outros, que as pessoas vêm ao Google. No começo, nós montamos nossos sistema de classificação para priorizar conteúdo de qualidade. Para tópicos críticos, como a Covid-19, elevamos as informações de fontes especializadas”, disse o vice-presidente Prabhakar Raghavan.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!