O Google não para quando o assunto é atualização de serviço. A marca anunciou uma série de novidades que em breve estarão disponíveis no Google Maps, como parte do objetivo maior da empresa de entregar mais de 100 melhorias baseadas em inteligência artificial para a plataforma até o final do ano. 

Entre as novas melhorias, reveladas durante a conferência de desenvolvedores do Google I/O, estão novas atualizações de roteamento, melhorias no Live View (expansão de mapas de ruas detalhados), um novo recurso de “ocupação de área” e também uma experiência mais personalizada.

publicidade

As atualizações de roteamento envolvem o uso de aprendizado de máquina e informações de navegação para ajudar a reduzir os “momentos de frenagem brusca”, ou seja, aqueles momentos em que o tráfego fica mais lento e você precisa pisar no freio. Agora, o Google Maps adicionará quais rotas têm menos probabilidade de causar um “momento de frenagem brusca”. 

A empresa espera que essa mudança possa eliminar cerca de 100 milhões de eventos violentos em rotas dirigidas com o Google Maps anualmente.

Realidade aumentada

O Live View é um recurso de realidade aumentada do Google Maps lançado em 2019 e em breve estará disponível na interface do mapa para que você possa explorar a vizinhança, podendo ver detalhes sobre lojas e restaurantes próximos, incluindo também o quão ocupados estão, comentários recentes e fotos. 

Ademais, o Maps será atualizado para incluir placas de rua para cruzamentos complexos e informará onde você está em relação a lugares como o seu hotel ou sua casa, evitando lugares desconhecidos. Para o final de 2021, os mapas detalhados estarão disponíveis em mais 50 cidades, incluindo Berlim, São Paulo, Seattle e Cingapura.

google

Outro recurso expande as informações de “ocupação” que o Google já fornecia para as empresas, com base em dados de localização anônimos coletados por usuários. Agora, o Google Maps exibirá informações de “ocupação” para partes da cidade ou bairros, para ajudá-lo a evitar áreas lotadas, personalizando sua interface.

Por exemplo, ao abrir o mapa às 8h durante a semana, você pode ver as cafeterias mais destacadas. Se viajou para fora da cidade, pode mostrar pontos de referência e atrações turísticas.  O Google diz que esses recursos serão lançados em iOS e Android nos próximos meses e os mapas mais detalhados chegarão no final do ano.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!