Uma nova patente preenchida pela Samsung sugere que a empresa está trabalhando em um “smartphone enrolável” chamado “Z Roll”. A documentação foi entregue para aprovação junto ao Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), porém ela ainda segue pendente de análise. O conceito é inserido na categoria “Smartphones”.

Dada a nomenclatura adotada pela fabricante sul-coreana em outros dispositivos (Galaxy Z Flip, Galaxy Z Fold), não é difícil imaginar que a patente da Samsung refere-se a um eventual smartphone “Galaxy Z Roll” com tela enrolável.

publicidade

Vale lembrar que a OPPO chegou a mostrar, há um tempo, um produto conceitual: o seu “OPPO X 2021” é um projeto com tela enrolável, revelado pela empresa em Bangkok, capital da Tailândia.

Leia também

Imagem mostra o OPPO X 2021, smartphone conceitual da fabricante, cujo design pode ser aproveitado em patente da Samsung sobre smartphone de tela enrolável
Conceito visto na patente da Samsung pode ser similar ao OPPO X 2021, smartphone de tela enrolável da OPPO. Imagem: OPPO/Divulgação

Recentemente a Samsung Display revelou um conceito de “tela deslizável” para smartphones que, embora seja apenas uma ideia criativa, serve como base para possíveis trabalhos de pesquisa e desenvolvimento que a empresa venha conduzindo. Embora ela não tenha sido a primeira do setor, foi a Samsung quem popularizou os smartphones dobráveis com o lançamento do Galaxy Fold, em 2019.

Isso dito, a patente da Samsung pode também significar apenas que a empresa esteja cobrindo suas bases, assegurando um nome próprio para um produto que possa nem mesmo nascer – ou que venha a ser apenas uma parte de algo maior no futuro. Não raro, patentes preenchidas acabam esquecidas e nunca vêem a luz do dia.

Enquanto nos debruçamos sobre mais este mistério, a Samsung está se preparando para lançar a sua terceira geração de smartphones dobráveis – os Galaxy Z Fold 3 -, bem como o Galaxy Z Flip 3, em agosto deste ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!