Ford anuncia US$ 30 bi em investimentos para veículos elétricos

Por Breno Pessoa, editado por Renato Mota 27/05/2021 20h36
Ford F-150 Ligntning carregando em garagem
Versão elétrica do tradicional F-150 vendeu 70 mil unidades em cerca de uma semana. Crédito: Ford/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Seguindo caminho similar ao de outras montadoras, como a Fiat e a GM, a Ford prometeu intensificar a produção de veículos elétricos. Para isso, a companhia vai investir US$ 30 bilhões no segmento até 2025. A expectativa da fabricante é que, até o ano de 2030, ao menos 40% de sua frota global seja totalmente elétrica. O anúncio foi feito no dia 26, em apresentação para investidores.

Leia mais:

Os planos anteriores da Ford incluíam investir cerca de US$ 22 bilhões, no mesmo período de cinco anos, e a meta de ter uma produção 100% elétrica na Europa até 2030. Os esforços incluem a adequação de fábricas já existentes para abrigar linhas de montagem dedicadas aos elétricos, a adaptação de modelos a combustível já existentes para versões elétricas e também o lançamento de novos veículos.

A transição de veículos tradicionais para os elétricos será gradual e a ideia da Ford é começar pela linha de carros comerciais da empresa. A meta é que, até 2024, toda essa parcela de produtos seja totalmente elétrica ou híbrida. Quanto aos veículos dedicados ao público geral, a expectativa é ter 100% dessa linha formada por elétricos até 2026.

Os veículos da Série F, como o F-150, representam a linha mais vendida nos EUA e geram receita anual de aproximadamente US$ 42 bilhões. Crédito: Ford/Divulgação

Outra novidade, além do incremento nos investimentos, foi o anúncio de versões não poluentes de dois de seus tradicionais modelos de SUVs: o Explorer e o Lincoln Aviator. Recentemente, a companhia também lançou a versão elétrica de sua picape F-150, que teve por volta de 70 mil vendas no período de apenas uma semana.

Aparentemente, principal aposta da fabricante nesse segmento, ao menos no momento atual, é oferecer opções mais robustas e se distanciar dos modelos mais compactos que predominam entre os elétricos.

Via: The Verge/The New York Times

Breno Pessoa
Redator(a)

Breno Pessoa é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco e acumula mais de 15 anos de experiência. Já cobriu cinema, literatura, tecnologia etc. Hoje, escreve no Olhar Digital.

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital