A primeira Starship testada com sucesso em voo está a caminho da fábrica da SpaceX em Boca Chica, no Texas – provavelmente para ser aposentada após seus sucessos pela empresa de Elon Musk.
Segundo diversos relatos divulgados no Twitter, a Starship SN15 foi reposicionada à sua base de lançamento para voos suborbitais, mas em 25 de maio um guindaste foi instalado junto de uma estrutura de transporte de foguetes.
No dia 26, a embarcação foi levantada e instalada no transporte, sendo carregada de volta para a fábrica da companhia.
Leia também
- Vídeo da SpaceX relembra o voo de teste da Starship SN15; assista
- Starship SN15 pode voar de novo, diz Elon Musk
- Do Falcon à Starship: conheça a evolução dos foguetes da SpaceX
A Starship SN15 foi a primeira nave da SpaceX a ser bem sucedida em testes de voo promovidos pela empresa. A sua remoção já vinha sendo prevista por entusiastas do setor, haja vista que, no dia em que a nave foi reinstalada em sua base de lançamento, os seus três foguetes Raptor – os primeiros a sobreviverem ao voo sem danos – foram removidos.
Depois disso, foram algumas das “pernas” usadas no pouso da nave que deram “adeus”, com fãs especulando nas redes sociais se a SpaceX estaria preparando algum novo tipo de suporte, o que não aconteceu.
Elon Musk, o CEO da SpaceX, chegou a indicar que a nave voaria de novo alguns dias após seu retorno, porém a empresa parece ter decidido contra isso.
De qualquer forma, é válido ressaltar que, assim como suas antecessoras, a Starship SN15 provavelmente já estava a caminho de ser aposentada: a primeira nave bem sucedida em seu voo de teste sempre foi um protótipo, afinal, então qualquer novo lançamento serviria apenas como um ato simbólico para provar que o primeiro pouso não foi “sem querer” e que o sistema praticado pela SpaceX tem confiabilidade.
Enquanto isso, um outro protótipo da Starship também tem um teste a caminho – este, porém, mais intenso: entre o final de 2021 e o início de 2022, a SpaceX quer conduzir um teste de voo orbital, fazendo com que a nave suba por um percurso que a fará passar pelo Estreito da Flórida, até atingir a órbita da Terra e retornar após uma volta completa pelo planeta.
No retorno, o plano é o de que a embarcação faça sua aterrissagem a quase 100 quilômetros de distância da costa de Kauai, a ilha mais antiga do Havaí. Toda a ação deve levar em torno de 90 minutos.
Se esse teste for bem sucedido, então é provável que a SpaceX tenha dados mais que suficientes para oferecer aos reguladores do espaço aéreo norte-americano, obtendo a permissão para dar passos mais largos ao objetivo de oferecer, com a Starship, voos comerciais ao espaço.
Sabemos que já tem gente bem ansiosa para isso.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!