Um estudo internacional mostrou que dores no peito causadas por problemas relacionados a vasos sanguíneos muito pequenos podem aumentar o risco de infarto. Além disso, os riscos de derrames e mortes por doenças cardiovasculares também são elevados em quem tem essa condição. Isso pode representar um sério problema de saúde global e ainda pouco conhecido e estudado por autoridades médicas.

Os pesquisadores recrutaram 686 pacientes de 14 instituições espalhadas por sete países de quatro continentes diferentes. As análises, que foram realizadas entre julho de 2015 e dezembro de 2018, buscavam estudar a angina microvascular (síndrome X). Até hoje, essa síndrome era considerada uma doença benigna e que ocorre principalmente em mulheres.

Esquema mostra a diferença entre uma artéria normal e uma outra de tamanho reduzido. Crédito: European Heart Journal

Porém, o estudo mostrou que eventos como acidentes vasculares cerebrais (AVC), ataques cardíacos e hospitalizações por dores no peito ocorreram em quase 8% dos pacientes com essa condição. Segundo os pesquisadores, homens e mulheres foram afetados quase que igualmente e outros fatores, como a etnia, também não mudaram os prognósticos.

Baixo número de diagnósticos

A síndrome X é uma doença relativamente nova, tendo seus critérios de diagnóstico propostos apenas em 2018. Os sintomas podem ser similares aos de um ataque cardíaco, como dores no peito e falta de ar, o que pode levar a internação hospitalar. Porém, alguns testes como eletrocardiogramas não são capazes de detectar problemas significativos no ritmo cardíaco ou nas principais artérias coronárias. Sendo assim, muitas vezes a doença não é diagnosticada.

publicidade

“A angina microvascular é uma área pouco pesquisada, em parte porque nenhuma definição universal definitiva estava disponível”, disse o autor principal do estudo, Hiroaki Shimokawa, ao Medical Xpress. “Em parte, porque os cardiologistas estão principalmente interessados ​​nos grandes artérias coronárias, mas não os vasos menores que também fazem parte da circulação coronária”.

“Como resultado, muitos pacientes com síndrome X são diagnosticados erroneamente como tendo distúrbios pós-menopáusicos ou um desequilíbrio do sistema nervoso”. Atualmente, o número de pacientes com a síndrome X é de um número igual ou maior do que o de pacientes com câncer de mama, o que a torna um problema global importante.

Leia mais: 

Durante o período de acompanhamento, ocorreram 78 casos de morte ou hospitalizações por conta de problemas cardiovasculares graves, como infarto ou derrame cerebral. A análise também mostrou que pressão arterial alta, história prévia de doenças arteriais coronarianas e angina estável aumentaram a incidência de eventos cardiovasculares mais graves.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!