Vilnius, a capital da Lituânia, encontrou uma maneira criativa para se contrapor ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19: construir um portal digital para outra cidade.

A intervenção tecnológica consiste em um objeto de formato circular localizado no centro de Vilnius, próxima a uma estação de trem, e que transmite imagens em tempo real de Lublin, na Polônia, distante cerca de 600 km da capital lituana.

publicidade

A intervenção foi idealizada pelo grupo Go Vilnius, empreendimento local voltado para o turismo, e tem como ponto de partida levar as pessoas a “ressignificarem o conceito de unidade”.

vilnius portal digital para outra cidade
A intervenção consiste em um portal virtual para outra cidade, Lublin, na Polônica, distante cerca de 600 km de Vilnius. Fonte: Go Vilnius

“A humanidade está enfrentando inúmeros desafios potencialmente mortais, sejam polarizações sociais, mudanças climáticas ou problemas econômicos. Em todo caso, se nós olharmos de perto, não é a carência de cientistas brilhantes, ativistas, líderes, conhecimento ou tecnologia que estão causando esses desafios. É o tribalismo, a falta de empatia e uma visão deturpada de mundo, que são frequentemente limitados pelas nossas fronteiras nacionais,” comenta Benediktas Gylys, presidente da Benediktas Gylys Foundation e creditada pelo Go Vilnius como a criadora da ideia de construir o portal.

publicidade

O design circular do portal foi desenvolvido por engenheiros do Centro de Criatividade e Inovação da Vilnius Gediminas Technical University. O formato da intervenção foi pensado para suscitar a ideia de circularidade do tempo.

Veja também!

publicidade

Os organizadores do projeto ainda afirmaram que a intervenção demorou 5 anos para ser finalizada e há o objetivo de inaugurar outros exemplares de portal digital para outra cidade, mas não prestaram mais esclarecimentos de onde seria.

“Projetos significativos que nem esse nascem quando diversas pessoas efetivamente trabalham em conjunto e alcançam sincronicidade”, afirma Adas Meskenas, diretora do Centro de Criatividade e Inovação da Vilnius Tech.

publicidade

Via: The Verge