Os tubarões já estiveram presentes em um volume muito maior na terra. Uma pesquisa da Universidade de Yale indica que cerca de 90% desses animais foram extintos em um evento desconhecido há cerca de 19 milhões de anos.

A equipe descobriu a redução na população de tubarões de forma acidental. Os pesquisadores estudavam a proporção de dentículos antigos desses animais quando comparados com de outros peixes encontrados há pelo menos 5700 metros de profundidade e notaram uma mudança profunda na vida marinha há quase 20 milhões de anos.

“Eu estudo dentes de peixes microfósseis e escamas de tubarão em sedimentos do fundo do mar e decidimos gerar um registro de 85 milhões de anos de abundância de peixes e tubarões, apenas para ter uma noção de como era a variabilidade normal dessa população a longo prazo “, explicou a paleoceanógrafa Elizabeth Sibert.

Queda no número de tubarões

Basicamente, os pesquisadores notaram que, há uma quantidade muito maior de dentículos de tubarões com mais de 19 milhões de anos do que posteriormente. Os resultados indicam que entre 16 e 20 milhões de anos atrás, os sedimentos do oceano aberto deixaram de conter um fóssil de tubarão por cinco fósseis de peixes para um fóssil de tubarão por 100 fósseis de peixes.

publicidade

Leia mais!

Em amostras coletadas no Oceano Pacífico, os cientistas encontraram evidências de um declínio de mais de 90% na quantidade de tubarões. Além disso, houve uma redução de mais de 70% da variedade de espécies.

O evento de extinção desconhecido preocupa os cientistas pois mostra que esses animais possuem uma dificuldade muito grande de se recuperarem após quedas populacionais. Desde a década de 1970, o número de tubarões no oceano índico caiu cerca de 70% devido a pesca predatória.

“Os paralelos entre esta crise em curso e a extinção dos tubarões pelágicos há mais de 19 milhões de anos parece um déjà vu, exceto que desta vez sabemos que o declínio dos tubarões está acontecendo em um ritmo mais rápido do que em qualquer outro na história de o planeta”, escreveram os autores.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!