Há certo clamor popular por mais lançamentos exclusivos de PlayStation 5 (PS5) que justifiquem a compra. E faz sentido, sabe? A nova geração precisa “mostrar a que veio” e impressionar o público – tanto os donos do novo console quanto os interessados -, ainda mais em uma época que o produto está em falta e uma grande maioria não vê tanta diferença assim do PS4. Para sorte da Sony, “nostalgia vende”. E alinhar tal premissa a um bom roteiro, gameplay prático, gráficos estupendos e às novas funcionalidades do hardware resultou em ‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão‘.

A franquia desenvolvida pela Insomniac Games desde os tempos de PS2 ganhou, enfim, uma continuação cronológica após ‘Into The Nexus’, lançado em 2013 – e pegando carona no remake do primeiro game, lançado em 2016 para PS4. E tal qual ‘Returnal’, da Housemarque, não seria tão legal sem a utilização dos adereços do console next-gen, tais quais o DualSense e o áudio 3D. O título mantém as melhores características da franquia, mas mergulha em imersão como um título da nova geração. Logo, seja você uma criança/adolescente que é fã da dupla, um jovem/adulto fascinado pelas histórias de companheirismo entre o Lombax e o robôzinho ou até alguém que nunca ouviu falar sobre a série, saiba de uma coisa: o jogo é a melhor opção (ao menos, até agora) para aproveitar tudo o que o PS5 tem de melhor a oferecer.

publicidade

* Para a realização desta análise, a Sony Interactive Entertainment concedeu uma cópia do jogo ao Olhar Digital.

'Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão'. Imagem: Insomniac Games/Divulgação
‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ é um deleite aos olhos e traz experiência de cinema ao PS5. Imagem: Insomniac Games/Divulgação

Divertido de jogar e um deleite aos olhos – em várias dimensões, claro

Após anos de parceria e aventuras para salvar a galáxia, a história de ‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ começa em uma grande homenagem aos nossos heróis. Como forma de agradecer ao amigo, o pequeno robô presenteia o Lombax com um aparelho chamado “dimensionador” – que permite ao herói saltar entre as dimensões e encontrar a família, algo que o mecânico sempre buscou nas aventuras. 

publicidade

Entretanto, o belo momento é estragado por Dr. Nefarious, que invade a festa e rouba a arma, abrindo um portal no céu e provocando uma enorme destruição na cidade. A partir disso, Clank e Ratchet se separam e os personagens se deparam com certos desafios dentro de uma outra realidade no multiverso: enquanto o herói precisa lidar com a solidão, e o robozinho acaba se unindo à uma outra Lombax, Rivet. Os três precisam correr contra o tempo para se juntarem e, enfim, derrotar Nefarious.

Este é o máximo da trama que posso relatar a vocês, mas saiba que somente o início do título já é um deleite aos olhos e gostoso demais de jogar. Sabe, a saga ‘Ratchet & Clank’ tem aquele espírito dos desenhos animados de sábado de manhã, que encantam desde os mais jovens até os gamers mais antigos. Só que em ‘Em Uma Outra Dimensão’, a Sony não quer apenas mostrar o poder do novo console nas mãos dos jogadores, mas também quer trazer uma experiência cinematográfica digna de se acompanhar.

publicidade
Dilema e conflitos de Ratchet em novo jogo é moral moderna impactante para o público infantojuvenil e adulto. Imagem: Insomniac Games/Divulgação

Ao longo da história, parece que todo jogo baseado em animação, por mais divertido que seja, fica feio de ser ver nos videogames. Aqui é justamente o contrário: o novo capítulo da história de ‘Ratchet & Clank’ é tão bonito visualmente que ficaria difícil fazer uma adaptação fidedigna aos cinemas (sim, filme de 2016, estou criticando você). Acoplado de uma dublagem extraordinária e de gráficos que não deixam mostrar downgrade mesmo nas cenas mais intensas, com vários inimigos na tela), o game se assemelha à uma animação digna de ser nomeada ao Oscar.

Digo isso tanto no quesito gameplay quanto em história. Como em todos os jogos anteriores da franquia, ‘Em Uma Outra Dimensão’ é divertido, engraçado, e com muitas cenas fofas capazes de emocionar o jogador mais apático. E muito isso se deve à como encontramos Ratchet no novo jogo: sem aventuras há certo tempo, se sentindo ultrapassado e, eventualmente, só. O dilema e conflito interno do protagonista é um tipo de moral moderna impactante, tanto para o público infantojuvenil quanto ao adulto.

publicidade

E como escapar desse mundo e reencontrar com o amigo robô? Pulando de dimensão para dimensão, claro. Totalmente desenvolvido para o PS5, o game é o responsável por exibir o poder do carregamento ultrarrápido do SSD e mostra uma mecânica ágil de salto possibilitada pelo poder do novo hardware.

Pule de dimensão a dimensão com Ratchet. Imagem: Insomniac Games/Divulgação
Pule de dimensão a dimensão com Ratchet. Imagem: Insomniac Games/Divulgação

É notável observar que ‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ foi construído especificamente para essa tecnologia, visto que o protagonista troca de mundos instantaneamente e várias vezes durante a exploração de uma fase. Imagino que se isso fosse rodar no PS4, teríamos loadings enormes em cada uma das travessias, ou seja, teria que literalmente passar mais tempo em telas de carregamento do que jogando.

E como em todos os jogos da série, há um grande arsenal das armas malucas, as quais sempre foram um destaque na franquia. Das mais práticas e sempre acessíveis até as maiores e mais poderosas – que fazem com quem Ratchet e Rivet andem de forma mais lenta, inclusive -, todas usam muito bem o DualSense. Inclusive, os gatilhos adaptativos para alterar o tipo de disparo, tal qual ‘Returnal’, é uma adição bem interessante e que deixa o gameplay muito mais imersivo.

Por exemplo, a burst pistol. Quando o R2 é apertado até a metade, a arma dispara projéteis mais precisos e espaçados; já ao apertarmos o botão até o fim, dispara rajadas mais fortes, porém com menos precisão. Também há a NegaTron, que requer que o mesmo botão seja apertado até a metade para carregar o disparo e, ao pressionar o resto do botão, temos um tiro poderoso “tipo Kamehameha” 

‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ traz novas armas e cenas de combate mais gostosas de jogar e assistir. Imagem: Insomniac Games/Divulgação

De qualquer forma, existem diversas armas com diferentes modos de disparo. E curiosidade: terminar o jogo apenas uma vez não será o suficiente para upar todo o arsenal dos protagonistas – visto que existem duas armas que só ficam disponíveis após zerar o game a primeira vez. Logo, o fator replay visto nos outros títulos da saga também retorna ao exclusivo de PS5.

Todavia, o DualSense não é só tátil na hora de mirar e atirar. Você pode, literalmente, sentir tudo o que está ocorrendo no jogo nas suas mãos, tudo mesmo! Se Ratchet e Rivet se movem, o controle se move com você. E não importa aonde for, seja em uma balada galáctica ou ao pular em balões cósmicos, o DualSense sente, joga com você e te guia – sério, ele te leva ao objetivo de determinada parte do jogo tremendo, é algo bizarro.

E, além de toda a imersão tátil e visual, ‘Em Uma Outra Dimensão’ é 100% sonoro. Graças à implementação personalizada de áudio 3D, o game fica ainda mais bonito e extremamente bem detalhado em relação à ambientação e o som. A sensação profunda de ouvir os sons cósmicos em volta dos personagens, os barulhos grotescos de inimigos se aproximando ou o estrondo de naves decolando e pousando dá vida aos mundos de Ratchet e Clank como nunca antes, seja em Sargasso ou em Blizar Prime.

'Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão'. Imagem: Insomniac Games/Divulgação
Rivet é personagem do tipo “badass”, mas com os mesmos movimentos de Ratchet. Imagem: Insomniac Games/Divulgação

Por fim, mas não menos importante, o maior destaque do jogo é com certeza Rivet. A Lombax que, em boa parte da jogatina, é a nova parceira de Clank é uma adição perfeita ao jogo. Independente e badass, ela aparece mostrando potencial e destruindo inimigos desde a primeira cena, e não há motivos para os jogadores não gostarem dela. E é estranho ler o título ‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’, visto que a personagem é tão protagonista (ouso dizer que até mais) do que a dupla dinâmica já conhecida.

O problema é que Rivet tem exatamente o mesmo gameplay de Ratchet. Não que isso seja ruim, mas admito que esperava por alguma novidade exclusiva à personagem ou mesmo algo que a diferenciasse levemente de Ratchet. Até as armas compradas por um dos Lombax aparece “magicamente” no arsenal do outro, sem qualquer explicação. Para PS1 e PS2 isso passaria batido, mas isso afeta negativamente um pouco o exclusivo de PS5 que afirma ser “extremamente imersivo”.

Aliás, sobre a jogabilidade, todos os comandos são muito bem explicados logo no começo do jogo, desde as habilidades mais básicas até a adaptação para as novas funcionalidades. Para quem já se divertiu com os outros títulos da franquia, não há segredo: o gameplay é prático, objetivo e direto ao ponto – típico de um shooter em terceira pessoa, mas voltado ao público infantojuvenil.

'Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão'. Imagem: Insomniac Games/Divulgação
Rivet & Clank? Parceria entre nova personagem e robô rouba um pouco do destaque do protagonista. Imagem: Insomniac Games/Divulgação

Quebrar caixas para ganhar mais vida e outros itens, coletar moedas para comprar armas e outras premissas básicas de jogos do gêneros estão presentes no novo jogo de ‘Ratchet e Clank’, porém com o adendo de que não há diferença entre cutscene e gameplay. Tal qual ‘The Last Of Us Parte 2’, o game não faz cerimônia ao sair de uma cinemática para a ação em questão de segundos. Quer uma dica? Fique atento sempre!

E lembra quando afirmei que ‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ é uma experiência cinematográfica? Isso ocorre tanto para o lado bom quanto ao ruim. Graças às cutscenes longas, os jogadores terão um sentimento misto entre “ok, mas quando vou jogar?” e “poxa, se eu pudesse jogar essa cena seria legal demais”. Ou seja, quem valoriza uma boa e quer ficar fascinado pelos gráficos vai amar as cinemáticas, mas isso pode incomodar certos players.

De qualquer forma, há a opção de pular as cutscenes. Isso porque a Insomniac Games confirmou que o jogo, já no dia de lançamento, terá uma atualização, a ‘patch Day-1’. Com o upgrade, ‘Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão’ possuirá três modos de desempenho: um servirá para rodar o jogo em 60 fps, enquanto o outro focará em entregar uma jogabilidade em 60 fps aliada com os recursos visuais proporcionados pela tecnologia ray tracing. O terceiro modo, já conhecido, faz o game rodar em 30 fps com “os melhores gráficos possíveis”, de acordo com a desenvolvedora.

Veredito: ‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ vale a pena?

'Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão'. Imagem: Insomniac Games/Divulgação
‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ é forte candidato aos prêmios de “Jogo do Ano”. Imagem: Insomniac Games/Divulgação

Extremamente divertido para todas as idades, com enredo gostoso de assistir, personagens carismáticos e uma jogabilidade acessível a qualquer um, ‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ beira à excelência e é uma ótima pedida para os donos de PS5. Com gameplay prático, o novo título da Insomniac resgata todos os pontos positivos da franquia e mistura com as funcionalidades do novo console da Sony, justificando o porquê de ser um exclusivo do PlayStation.

Além disso, o jogo é bem amigável e com lições de moral fortes, porém compreensíveis a todos. Por mais que tenha a pegada de “desenho animado”, ‘Ratchet & Clank’ nunca foi somente focado no público infantil, tal qual o sucesso da franquia com o público de todas as idades. Ou seja, é o típico game para ver a filha ou o filho jogando, mas também para jovens e adultos passarem horas jogando e conversando. Afinal, quem não ama uma boa história?

Está chegando! ‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ sai dia 11 de junho. Imagem: Insomniac Games/Divulgação

Sem sombra de dúvidas, ‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ já é forte favorito para as futuras premiações de jogos em 2021/2022. Melhor jogo do ano? Talvez. Isso ainda pode mudar com vindouros exclusivos para PS4 e PS5 pela Sony e lançamentos de outras plataformas. Mas, por ora, seria mais que justo ver os dois Lombax e o pequeno robô levarem para casa tal galardão…

Disponível a partir do dia 11 de junho, ‘Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão’ está inteiro em português do Brasil, incluindo a dublagem. Lembrando que o jogo é exclusivo para PS5. Confira o trailer do jogo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Nlj8d_tIkEo

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!