Twitter testa ferramentas para evitar ódio em menções

Por Lucas Soares, editado por André Lucena 15/06/2021 12h40, atualizada em 15/06/2021 13h26
Twitter. Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Twitter está preocupado com insultos e mensagens abusivas em menções na plataforma. Por isso, algumas ferramentas focadas em dar mais controle para o usuário estão sendo testadas. O principal foco são em tweets que viralizam de uma maneira inesperada e acabam gerando mensagens de ódio.

O grande problema, segundo a plataforma, é que os usuários são notificados sempre que recebem uma marcação na rede social, mesmo que o conteúdo não seja interessante. Até mesmo ofensas e xingamentos são usados em menções, o que aumenta o cyberbullying.

Uma das ferramentas em testes permite que o usuário remova sua marcação de um outro tweet. O post continua no ar e outros usuários continuam interagindo, mas a pessoa marcada não é mais identificada e não recebe notificações caso haja alguma atualização.

Menções no Twitter

Além disso, uma ferramenta mais radical também é testada. No caso, esse modelo permitiria que uma conta seja marcada apenas por perfis que ela segue. Isso já é possível de ser configurado em respostas de tweets específicos, para que só alguns usuários consigam interagir.

Leia mais:

Dessa forma, seria possível evitar uma pilha de ódio direcionado para um usuário específico via menções no Twitter. Na visão da plataforma, o bloqueio individual de cada usuário é inviável já que podem haver milhares de contas envolvidas em ações de ódio.

A demanda por ferramentas para evitar ofensas em menções de usuário do Twitter é antiga e agora pode finalmente virar realidade. Lembrando que tudo ainda está em testes e não há previsão para uma chegada oficial dos recursos.

Via Techcrunch

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.