Se você já teve de fazer alguma transação online, o nome EBANX pode soar bastante conhecido. Isso porque a startup de soluções de pagamentos é quem intermedeia operações de gigantes como Uber, Aliexpress e Spotify na América Latina.
Nesta terça-feira (15), a companhia anunciou, o investimento de US$ 430 milhões (R$ 2,14 bilhões na conversão atual) da Advent International. Do total levantado, US$ 400 milhões serão injetados na operação da empresa, que possui atuação na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador, México, Uruguai e, além de, claro, Brasil.
Os outros US$ 30 milhões, segundo o anúncio, serão direcionados para o futuro IPO da fintech, previsto para acontecer em algum momento breve.

Acelerando pagamentos na América Latina
A EBANX nasceu em 2012, na capital paranaense, com intuito de ser uma plataforma de facilitação de pagamentos dentro de um mercado que é conhecido por sua fragmentação: a América Latina.
De lá para cá, a operação não apenas se consolidou, como cresceu: em outubro de 2019, a fintech conquistou o status de primeiro unicórnio do Sul do Brasil ao bater o valor de mercado de US$ 1 bilhão.
Em janeiro deste ano, e já com planos de abertura de capital nos Estados Unidos, a EBANX adquiriu uma participação de 30% no Banco Topázio, com intuito de otimizar os serviços de pagamento prestados a clientes globais.
Em maio, a companhia anunciou uma reestruturação interna que redefiniu cargos dos principais executivos da empresa, os fundadores Alphonse Voigt, que passou de CEO para presidente executivo; Wagner Ruiz, que passou de CFO para CRO (Chief Revenue Officer); e João Del Valle, que ocupava a posição de COO e assumiu o posto de CEO.
Além de redefinir alguns pontos estratégicos de expansão dos negócios, o que trouxe um novo foco para a empresa: “Queremos acelerar nossas operações locais na América Latina”, afirmou Del Valle, em entrevista dada à época, à Forbes.
“Não queremos ser apenas uma empresa de cross border [processamento de pagamentos internacionais], como focamos no passado, mas em tudo que envolva pagamentos, especialmente para grandes companhias”, completou.
A curitibana fechou 2020 com mais de 145 milhões de compras processadas, cerca de 1 mil clientes globais, além de mais de 70 milhões de usuários somados em todas as empresas atendidas por seus serviços. Para este ano, a estimativa é de que a empresa alcance a marca de US$ 7 bilhões em volume total de pagamentos (TPV).
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O aporte pré-IPO recebido nesta semana pela EBANX é um dos maiores já registrados por startups dentro da América Latina. O valor fica atrás apenas da Loft, que recebeu US$ 525 milhões em março e abril deste ano; da Rappi, que levantou US$ 1 bilhão em 2019; e da recente rodada do Nubank, que recebeu investimento de Warren Buffett e contabilizou US$ 1,15 bilhão.

“Os três fundadores, João, Wagner e Alphonse, são apaixonados por seu negócio e obstinados em servir clientes com perfeição. Eles estão criando uma história marcante como empreendedores brasileiros e estamos muito honrados em fazer parte dessa trajetória”, afirmou Brenno Raiko, sócio responsável pelos investimentos da Advent no setor de tecnologia na América Latina.
Vale lembrar um futuro IPO já fora anunciada pela companhia, mas não havia, na época, uma previsão de efetivamente acontecer antes de um investimento. Agora, resta apenas saber a data da estreia.