Um e-mail pode conter muito mais informações do que o usuário pensa. Com ele, é possível gerenciar senhas cadastradas pelo endereço eletrônico em questão, saber a localização do usuário, visualizar mensagens ou arquivos confidenciais e obter diversas outras informações. Ou seja, em “mãos erradas”, o acesso a uma conta Gmail ou Outlook, por exemplo, pode significar uma “grande dor de cabeça”.

Não à toa, uma das principais preocupações ao perder ou ter o seu smartphone roubado — sem contar o valor material e sentimental do dispositivo, é claro — é possibilitar que terceiros tenham acesso ao seu endereço eletrônico.

Outra situação é esquecer de sair da sua conta Gmail ao usar um dispositivo de terceiros: mesmo logins em aparelhos de pessoas próximas, o acesso ao seu e-mail pode render brincadeiras de mau gosto ou mesmo a visualização de conteúdos por pessoas que não deveriam ter a permissão.

Mas calma que existe uma solução. A boa notícia é que o Gmail permite desconectar-se de outros dispositivos remotamente. Funciona da mesma forma que contas da Netflix ou acessos do WhatsApp Web. Ao executar a função, será possível deslogar-se de outros aparelhos, obrigando terceiros a digitarem novamente as credenciais de acesso para entrar em seu endereço eletrônico.

publicidade

Caso queira saber como desconectar sua conta Gmail de outros dispositivos para evitar quaisquer tipos de problemas, acompanhe o tutorial abaixo.

Leia mais:

Como fazer logout de sua conta Gmail em outros dispositivos

O passo a passo segue os mesmos princípios, tanto em smartphones como em computadores. Para iniciar o processo, faça o login e acesse sua conta Gmail.

Tela inicial do Gmail

Feito isso, clique em seu avatar (localizado no canto superior direito), e acesse “Gerenciar sua Conta do Google”.

Entrando nas configurações de sua conta Gmail

Na seção “Segurança”, encontre a aba “Seus dispositivos”. Neste campo serão exibidos todos os aparelhos que estão logados em sua conta Gmail. Entre em “Gerenciar dispositivos”.

Acessando os dispositivos conectados

Agora, basta escolher o dispositivo escolhido para desconectar sua conta Gmail, tocar no menu de três pontos e escolher a opção “Sair”. Uma mensagem de confirmação será exibida para executar a ação.

Fazendo logout no Gmail em um dispositivo conectado
Confirmando a ação

Pronto! Agora você terá certeza de que sua conta Gmail não poderá ser acessada em dispositivos perdidos, roubados ou de terceiros. Outra dica é sempre ativar a verificação em dois fatores (2FA) para dificultar o login em aparelhos desconhecidos.

Aprenda também a entrar no Gmail com outra conta, no passo a passo que preparamos!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!