Um e-mail pode conter muito mais informações do que o usuário pensa. Com ele, é possível gerenciar senhas cadastradas pelo endereço eletrônico em questão, saber a localização do usuário, visualizar mensagens ou arquivos confidenciais e obter diversas outras informações. Ou seja, em “mãos erradas”, o acesso a uma conta Gmail ou Outlook, por exemplo, pode significar uma “grande dor de cabeça”.

Não à toa, uma das principais preocupações ao perder ou ter o seu smartphone roubado — sem contar o valor material e sentimental do dispositivo, é claro — é possibilitar que terceiros tenham acesso ao seu endereço eletrônico.

publicidade

Outra situação é esquecer de sair da sua conta Gmail ao usar um dispositivo de terceiros: mesmo logins em aparelhos de pessoas próximas, o acesso ao seu e-mail pode render brincadeiras de mau gosto ou mesmo a visualização de conteúdos por pessoas que não deveriam ter a permissão.

Mas calma que existe uma solução. A boa notícia é que o Gmail permite desconectar-se de outros dispositivos remotamente. Funciona da mesma forma que contas da Netflix ou acessos do WhatsApp Web. Ao executar a função, será possível deslogar-se de outros aparelhos, obrigando terceiros a digitarem novamente as credenciais de acesso para entrar em seu endereço eletrônico.

Caso queira saber como desconectar sua conta Gmail de outros dispositivos para evitar quaisquer tipos de problemas, acompanhe o tutorial abaixo.

Leia mais:

Como fazer logout de sua conta Gmail em outros dispositivos

O passo a passo segue os mesmos princípios, tanto em smartphones como em computadores. Para iniciar o processo, faça o login e acesse sua conta Gmail.

Tela inicial do Gmail

Feito isso, clique em seu avatar (localizado no canto superior direito), e acesse “Gerenciar sua Conta do Google”.

Entrando nas configurações de sua conta Gmail

Na seção “Segurança”, encontre a aba “Seus dispositivos”. Neste campo serão exibidos todos os aparelhos que estão logados em sua conta Gmail. Entre em “Gerenciar dispositivos”.

Acessando os dispositivos conectados

Agora, basta escolher o dispositivo escolhido para desconectar sua conta Gmail, tocar no menu de três pontos e escolher a opção “Sair”. Uma mensagem de confirmação será exibida para executar a ação.

Fazendo logout no Gmail em um dispositivo conectado
Confirmando a ação

Pronto! Agora você terá certeza de que sua conta Gmail não poderá ser acessada em dispositivos perdidos, roubados ou de terceiros. Outra dica é sempre ativar a verificação em dois fatores (2FA) para dificultar o login em aparelhos desconhecidos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!