Agora é oficial. O Hyundai Motor Group é o novo dono majoritário da Boston Dynamics e irá turbinar a produção robótica com o seu conhecimento obtido na fabricação de automóveis.

A aquisição, avaliada em US$ 1,1 bilhão, é referente a 80% do controle acionário da empresa. Os outros 20% continuam com a Softbank, proprietária anterior.  Criadora de alguns dos robôs mais sofisticados do mundo, a Boston Dynamics lidera o mercado do setor e já teve várias gestões ao longo dos anos. 

No entanto, a lucratividade nunca obteve o mesmo sucesso dos robôs, fato que deve mudar com a chegada dos novos acionistas. Isso porque a empresa tinha o foco na pesquisa e desenvolvimento, sem a comercialização direta de suas criações.

Isso só mudou no ano passado, quando o cão-robô Spot passou a ser oferecido a interessados, incluindo a SpaceX e o exército dos EUA, a a US$ 74.500 por unidade.

publicidade

Em busca de rentabilidade 

Com a compra da Boston Dynamics pela Hyundai, a expectativa é que a empresa de robôs reduza os custos de produção e aumente sua lucratividade.

Um dos pontos positivos do negócio é que a montadora de carros poderá dar um upgrade na utilização dos componentes robóticos em outros setores da economia, criando novos produtos, com foco em vendas promissoras.  

Leia mais:

Em nota, o grupo Hyundai informou que a compra contribuirá com os pontos fortes de ambas as empresas em manufatura, logística, construção e automação, criando inúmeras soluções, como em logística inteligente. Outra meta é expandir as linhas de produtos e vendas globais, como do Spot e seus respectivos componentes.  

Lançamento à vista

Após o negócio, as empresas querem lançar o ‘Stretch’, um robô de despaletização que funcionará por meio de um software de visão ‘Pick’. Com braços robóticos, ele pode descarregar caixas de forma inteligente, substituindo a mão de obra humana.  

Um dos robôs mais famosos da Boston Dynamics, o humanoide Atlas, viralizou nas redes sociais ao dançar “Do you love me?”. Imagem: Divulgação / Boston Dynamics

A expectativa é que o novo robô seja lançado até 2022. Outro projeto da empresa é o Atlas, uma plataforma de desenvolvimento humanoide.  

Parceria de sucesso

Com vasta experiência na construção de linhas de produção, design de peças para produção em massa e na economia de escala, a Hyundai unirá o conhecimento no mundo dos automóveis com as pesquisas desenvolvidas pela Boston Dynamics. 

O Hyndai Motor Group é o segundo maior conglomerado (chaebol, em coreano) sul coreano, ficando atrás apenas da Samsung. O Hyundai Motor Group produz ainda tanques de guerra e trens, além de carros mundialmente conhecidos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!