O Nintendo 64 (N64) completa 25 anos do seu lançamento oficial nesta quarta-feira (23). O console japonês lançado em 1996 virou febre no Brasil e no mundo ao apresentar novos gráficos e trazer uma experiência gamer não vista até então. Durante o período em que foi produzido, vendeu mais de 32 milhões de unidades e contou com 388 títulos lançados para sua biblioteca.

E não se faz um videogame memorável sem excelentes jogos. Não há um fã do “meia quatro” que não se recorde de games icônicos, como Super Mario 64′, ‘Mario Kart 64′, ‘Super Smash Bros.’, ‘The Legend of Zelda: Ocarina of Time’, ‘GoldenEye 007’, ‘Perfect Dark’, ‘Star Fox 64’ e muitos outros.

publicidade
Nintendo 64 faz 25 anos: relembre sucesso do console e dos seus jogos. Imagem: v74 / Shutterstock.com
Nintendo 64 faz 25 anos: relembre sucesso do console e dos seus jogos. Imagem: v74 / Shutterstock.com

Talvez poucos saibam, mas o subnome “64” não está ligado ao lançamento ou sequer ao ano 1964, e sim ao desempenho do console. Diferente da maioria dos videogames da época, que contavam com 16 ou 32 bits, o console da Nintendo para a quinta geração era equipado com 64 bits, algo revolucionário para a época, em termos de velocidade e de capacidade – superando até o desempenho do Sega Saturn e do PlayStation One.

O trabalho de desenvolvimento do hardware começou em 1993, quando o sucessor do Super Nintendo ainda era conhecido como “Project Reality“. O nome do console foi dado pelo designer Shigesato Itoi, da série de jogos ‘Mother’ (ou ‘Earthbound’). Dois anos depois, em 1995, a máquina foi apresentada oficialmente ao público, mas com o nome Nintendo Ultra 64. Em fevereiro do ano seguinte, cinco meses antes do lançamento, teve o nome reduzido. 

publicidade
‘Super Mario 64’ é um dos clássicos jogos do Nintendo. Imagem: TonelsonProductions / Shutterstock.com

Mesmo revolucionário para a época, o videogame chamou a atenção por seguir com o uso de cartuchos, enquanto os outros consoles da geração já migravam os jogos para o CD. Um dos grandes destaques tecnológicos do aparelho foram as quatro entradas para controles – o que retirava a necessidade de comprar acessórios extras para ser possível aproveitar games como ‘GoldenEye 007’ e ‘Super Smash Bros’ presencialmente com até quatro players. O design do controle também chamava a atenção, incluindo os três suportes para segurá-lo, os direcionais comuns, o analógico, sete botões na frente e mais um botão extra na parte traseira.

O console também chegava ao público equipado com um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics, além de um processador de áudio que permitia o uso (em teoria) de até 100 canais de áudio PCM – algo que, por motivos práticos, nunca chegou a ser utilizado, pois consumiria todos os recursos da CPU.

publicidade
Controle do Nintendo 64 foi destaque na época por ser diferenciado. Imagem: v74 / Shutterstock.com

Por ter um hardware complexo, o N64 tinha um preço. Muitos programadores afirmavam que sempre foi um grande desafio manter todos os processadores do console trabalhando em sincronia. Alguns anos depois a Nintendo argumentou que o problema teria sido corrigo, mas somente de um novo videogame: o GameCube, lançado em 2001.

Descontinuado no ano de 2002, o Nintendo 64 teve vários jogos memoráveis e que marcaram toda uma geração, mas o maior sucesso foi, com certeza, o ‘Super Mario 64’ (que, no Brasil, vinha no cartucho junto ao console), com mais de 11 milhões de unidades vendidas. De qualquer forma, os títulos são jogados por “nintendistas” de todas as idadesaAté os dias de hoje, seja por relançamentos para consoles mais modernos – como Wii, Wii U e Switch – ou mesmo no “bom e velho” console original que, sem sombra de dúvidas, deixou uma marca na história da indústria de games.

publicidade
25 anos do Nintendo 64: por que esse videogame fez tanto sucesso? Imagem: robtek / Shutterstock.com
25 anos do Nintendo 64: um console que marcou época Imagem: robtek / Shutterstock.com

Leia mais:

Fontes: Kotaku e Dot Esports

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!